Redação Jornal do Tocantins
contato@jornaldotocantins.com.brA tão aguardada Black Friday é nesta sexta-feira, 29, e as lojas prometem super descontos aos produtos para atrair os consumidores, seja nas lojas físicas ou pela internet. Mas assim como nas compras realizadas nos estabelecimentos, quem optar por comprar pela internet precisa ficar alerta para não cair em fraudes.
O Procon Municipal de Palmas orienta sobre os cuidados que devem ser adotados para evitar transtornos nesse tipo de aquisição, e de acordo com o secretário-executivo de Defesa do Consumidor do órgão, Dulcélio Stival, é necessário e essencial que o comprador se certifique da segurança do site. “Antes de realizar a compra é importante que o consumidor verifique o CNPJ da empresa. A consulta pode ser feita no site da Receita Federal, basta o consumidor informar o número do CNPJ no site que ele vai ter acesso aos dados cadastrais da empresa e saber se a mesma está com o cadastro ativo ou não” orienta.
Também é preciso conferir se o site possui o símbolo de um cadeado ao lado da barra de endereço, pois geralmente é ele quem mostra se o site é confiável. Outra dica é o consumidor deve ficar atento quanto à cobrança do serviço de frete, serviço que deve ser previamente informado no ato da compra.
Além disso, todas as informações acerca do produto devem ser propostas de forma clara para consumidor, como explica a superintendente de Defesa do Consumidor do Procon Municipal de Palmas, Valéria Moraes. “As características como: qualidades, quantidade, composição, preço, garantia, prazos de validade e origem, entre outros dados, devem ser informados aos consumidores”, explica.
Devolução
A devolução de produtos no caso de algum defeito também é uma situação que precisa ter a atenção do comprador, principalmente quando foi adquirido pela internet. A superintendente alerta que o consumidor tem o prazo de até sete dias para se arrepender, cancelar a compra, devolver o produto, ou pedir o dinheiro de volta lembrando que: o prazo só passa a contar a partir da data do recebimento da mercadoria ou da prestação do serviço.
Caso o consumidor precise de mais orientações, o Procon Municipal de Palmas oferece atendimento nas unidades do Resolve Palmas da Avenida JK, e na unidade do Resolve Palmas Sul. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. O telefone para contato é (63) 3212-7731.
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