A banda cearense, Aviões do Forró, é investigada por fraudes no imposto de renda em operação deflagrada na manhã desta terça-feira (18), realizada pela Polícia Federal e Receita Federal.

Estão sendo cumpridos 32 mandados de condução coercitiva e 44 de busca e apreensão. Além da banda Aviões do Forró, há mandados contra os cantores, mas não há presos.

As investigações da Operação “For All” apontam que o grupo estaria fornecendo informações falsas ou omitindo dados relevantes em suas declarações de Imposto de Renda, para livrar-se da cobrança de impostos. Os envolvidos tiveram seus sigilos fiscais quebrados pela investigação, o que ajudou a identificação do esquema.

Além da possível ocorrência de lavagem de capitais, falsidade ideológica e associação criminosa. Há, ainda, movimentações bancárias incompatíveis com os rendimentos declarados, pagamentos elevados em espécie e diversas variações patrimoniais a descoberto.

Foram decretados os bloqueios de imóveis e veículos de pessoas ligadas a grupo empresarial atuante no ramo do entretenimento e responsável por grandes bandas de forró e casas de shows do Estado.

Operação For All

O nome da operação “FOR ALL” faz referência à expressão da língua inglesa, que traduzida para o português, significa “para todos”. De acordo com a Polícia Federal, existem notícias de que no início do século XX, os engenheiros britânicos instalados em Pernambuco, promoviam bailes abertos ao público (for all).

Assim, os brasileiros daquela região passariam pronunciar o termo como “forró”. O nome da operação veio dessa origem popular da palavra Forró, principal ramo de atividade dos grupos investigados.