A Apple lançou na tarde desta terça-feira (13) o iOS 10. O sistema operacional está disponível para download e instalação desde às 14 horas. 

O novo sistema traz novidades na tela de bloqueio, notificações, melhorias na Siri e também possibilidade de esconder aplicativos nativos, por meio da exclusão dos ícones nas telas de trabalho.  

Para a tela de bloqueio a grande novidade está no formato das notificações de mensagens, que passou a ser maior e trazer mais informações.

O aplicativo de mapas foi atualizado e agora sugere rotas baseadas na rotina do usuário, além de integração com outros aplicativos.

As ligações indesejadas passam a ser mais facilmente bloqueadas, uma vez que o sistema, por meio da interação com os demais apps do dispositivo, identifica se a chamada é proveniente de uma empresa de telemarketing ou utiliza sistemas de spam.

Outra novidade também está no teclado. O software virá com ferramentas de reconhecimento e informações sobre palavras:  o próprio aparelho identifica mensagens sobre números de telefones e endereços e te oferece respostas possíveis, como número de contato e localização.

A atualização não atende os dispositivos iPhone 4 iPod touch de 5ª geração, iPad 2, iPad mini e o iPad Retina (iPad 3). O anúncio do iOS 10 foi feito em junho deste ano, durante a conferência WWDC.