As grandes filas e a aglomeração acusadas pela inauguração de um supermercado atacadista nesta terça-feira, 8, levou a Prefeitura de Palmas a aplicar duas multas ao estabelecimento por descumprimento de protocolos sanitários implantados devido a pandemia da Covid-19. As fotos e vídeos do grande movimento repercutiram nas redes sociais. 

Conforme a gestão, as multas aplicadas pelos fiscais de Posturas da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Serviços Regionais (Sedusr) e Vigilância Sanitária (Visa), que compareceram ao local após a repercussão, ocorreram pelo descumprimento ao Decreto Municipal 1.993/2020 e ao artigo 183 do Código de Posturas Municipal. 

Além disso, segundo a Prefeitura de Palmas, a responsável pela empresa ainda foi intimada a tomar as providências no controle a Covid-19. Entre as ações que o hipermercado deve tomar estão a demarcação dos espaços nas entradas e controle de clientes com distanciamento de dois metros nas filas, além do uso obrigatório de máscara pelos clientes e funcionários. 

Ainda na ação de fiscalização promovida pelos fiscais de Posturas a orientação ao estabelecimento era bloquear a acesso nesta terça-feira e realizar o controle de entrada nos demais dias.  

A Prefeitura de Palmas ainda alerta que estabelecimentos, inclusive mercados, são obrigados a cumprir protocolos sanitários geral e específicos e de distanciamento social. O descumprimento das medidas pode gerar penalidades administrativas, cíveis e criminais, inclusive cassação de alvará da atividade comercial. 

Nas redes sociais, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, comentou o caso: 

O Jornal do Tocantins tentou o contato com o telefone da empresa informado na internet, mas não conseguiu finalizar a ligação. O espaço está aberto para um posicionamento do hipermercado. 

Repercussão 

A inauguração na manhã desta terça-feira gerou uma onda de críticas devido a grande quantidade de pessoas sem o distanciamento correto com postagens de fotos e vídeos. Confira aqui.