A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou neste domingo, 15, uma série de medidas a serem adotadas pelo setor de telecomunicações diante da disseminação do coronavírus. A agência reguladora cita que a evolução no número de casos confirmados gera "um cenário de maior distanciamento físico entre as pessoas, requisições de quarentena e de trabalho remoto", no qual "as conexões de acesso às redes se tornarão ainda mais essenciais".A Anatel informa que reconhece que iniciativas voluntárias, por parte de algumas prestadoras, vêm sendo tomadas, mas "faz-se necessária a construção conjunta de medidas gerais mínimas, considerando as peculiaridades de cada serviço e de cada grupo de consumidores" e a população em geral.Por isso, de acordo com o comunicado, a Anatel pede que as companhias tomem providências para facilitar o acesso ao aplicativo móvel desenvolvido pelo Ministério da Saúde, o Coronavírus-SUS. Além disso, pede medidas de ampliação de acesso a não assinantes - como liberação de redes Wi-fi em determinados locais públicos e a ampliação de velocidade de conexão nos acessos fixos à banda larga.Segundo o documento, campanhas publicitárias para divulgação de informações referentes à Covid-19, em especial com replicação daquelas realizadas pelo Ministério da Saúde devem ser incentivadas e um plano de ação para garantir estabilidade técnica deve ser adotado pelas companhias "para evitar degradação de qualidade com ampliação súbita da demanda, no âmbito do Grupo de Gestão de Riscos e Acompanhamento do Desempenho das Redes de Telecomunicações", relatou.A Anatel solicita também "a flexibilização nos prazos de tratamento de casos de inadimplência por parte dos consumidores em áreas sob restrições de deslocamento" e "a priorização no atendimento a solicitações de reparos em estabelecimentos de saúde e serviços de urgênciasEntre outras determinações estão o aprimoramento na gestão de interna das empresas em relação à força de trabalho própria e terceirizada, no sentido de divulgação de práticas de higiene e restrição de aglomerações no atendimento pessoal ao público externo e nos ambientes de call-center.A Anatel informa também que a presidência e as áreas técnicas estão adotando preparativos para realização de reuniões remotas.