Novamente os ambulantes que montaram suas barracas na entrada do Festival Gastronômico de Taquaruçu não estão nada satisfeitos com a Prefeitura de Palmas. Dessa vez o conflito ocorreu entre esses vendedores e os food trucks, autorizados pela gestão municipal a se instalarem na entrada do festival, porém há anos os ambulantes têm se instalado no mesmo lugar.

A reportagem, que acompanhou a abertura do festival de 2017 e deste ano, ouviu dos vendedores ambulantes reclamações nos dois anos de que a organização do evento não queria deixar eles se instalarem próximo a entrada, porém eles ficam em um terreno da igreja, que é liberado pelo padre, de frente a entrada do circuito do festival. Porém, este ano os food trucks iriam ficar na frente deles, o que levaram eles a se instalarem na rua também.

Os ambulantes frisam que a Prefeitura nunca se lembra deles e defendem que a gestão tenha mais cuidado com todos e organize um espaço mais democrático, onde todos os tipos de comércio sejam incluídos.

Por meio de nota, a gestão municipal informou que a disposição dos vendedores no festival é formada pelos concorrentes que ocupam as 69 vagas disponibilizadas em estandes numerados enquanto que os food trucks concorrentes estão próximos ao palco como estipulado pela Agência Municipal de Turismo (Agtur).

A prefeitura também explicou que estão participando do evento cerca de 16 food trucks não concorrentes, previstos no Edital de Chamamento Público nº 002/2018 da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem).

Sobre os vendedores ambulantes, a gestão municipal respondeu: “informamos que não houve chamamento público ou edital, logo não houve nenhuma cobrança de taxas. Desta forma, na estrutura proposta, não há vagas para esses vendedores”.