Considerada a grande fronteira agrícola nacional, o Matopiba esteve em foco neste segundo dia da Feira Agroecológica do Tocantins (Agrotins) 2020 100% Digital. Nesta quinta-feira, 28, houve o lançamento regional da plataforma GeoMatopiba: Inteligência Territorial Estratégica para o Matopiba desenvolvida pela Embrapa Territorial, que pode ser acessada gratuitamente aqui.

A plataforma disponibiliza, de forma interativa e integrada, mapas e dados sobre o Matopiba, que compreende o bioma cerrado dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia e responde por grande parte da produção brasileira de grãos e fibras. O acrônimo do nome criado com as iniciais dos estados que compõem a região para identificar o cerrado com expansão agropecuária nas últimas décadas.

Essa ferramenta conta com dois pontos de entrada, o GeoWeb Matopiba e os painéis interativos. No primeiro, um sistema de inteligência territorial que hospeda cerca de 200 planos de informação cartográficos, em diferentes níveis territoriais. Esses planos são organizados nos quadros natural, agrário, agrícola, de infraestrutura e socioeconômico. 

Já os painéis interativos visam complementar os dados do GeoWeb e fornecem uma estrutura de navegação guiada contendo, além de mapas, tabelas e gráficos dinâmicos, passíveis de filtragem. Esses painéis estão organizados em quatro temáticas, sendo elas produção agropecuária, crédito rural, empregos formais e tecnologias da Embrapa. Todos os dados estão disponíveis para download em diferentes formatos.