Com o tema "Integrar, intensificar e preservar", a 22ª edição da maior feira agrotecnológica do norte do Brasil, Agrotins, começa na terça-feira, 10, a partir das 9 horas, no Centro Agrotecnológico de Palmas, com acesso pela TO-050, na saída para Porto Nacional. Depois de anos, realizado de forma virtual, o evento volta a acontecer, em 2022,  em formato presencial e segue até o dia 14 de maio. 

Segundo a organização, a expectativa é reunir cerca de 120 mil visitantes e movimentar pelo menos de R$ 2 bilhões em volume de negócios. A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), confirmou mais de 50 palestras que serão ofertadas gratuitamente ao público visitante durante toda a feira. O evento também contará com a participação de empresas e instituições governamentais ligadas a pesquisas de campo no segmento agropecuário. Além de uma rádio exclusiva com programação durante todos os dias, com entrevistas, destaques e informações sobre a feira, estandes, vitrines e pavilhões, a feira terá estacionamento, banheiros, restaurante e lanchonetes.

Veja a programação aqui.

Nesta edição, a programação contará com vários expositores, entre eles uma cooperativa Agroindustrial com seis anos de atuação no Tocantins.

De acordo com Auke Dijkstra, gerente de Estratégia e Inovação da cooperativa, o estande montado na Agrotins terá o foco de atender aos cooperados que participarão da Feira e atrair mais produtores rurais para a cooperativa.

“Entre os objetivos está a busca por novos cooperados, principalmente produtores rurais que atuam na região de Dois Irmãos e Paraíso do Tocantins. Vamos também servir de base, sendo um apoio para os mais de 90 cooperados que estarão na feira. Eles poderão passar no estande da cooperativa e usar o espaço. Outro objetivo é apresentar nosso trabalho para a comunidade, para que o estado conheça um pouco mais sobre o que a cooperativa é e faz”, explica.

Segundo Auke, a presença da cooperativa na Agrotins é relevante, já que o evento é o maior do segmento no estado. “A  Agrotins é muito importante, porque é a maior feira agropecuária do Tocantins e uma das maiores da região do Cerrado, então a cooperativa enxerga nela uma oportunidade de se apresentar, por ser uma marca nova no Tocantins”, completa o gerente.

Sobre a relação com o tema da Agrotins deste ano, que foca na integração e preservação, Dijkstra explica que o desenvolvimento sustentável é e sempre foi um dos pilares da cooperativa. “Estamos bastante alinhados com a temática da feira e, enquanto cooperativa, é exatamente nisso que acreditamos: produzir e preservar ao mesmo tempo. Isso que temos feito nos 96 anos de atuação, e que estamos fazendo no Tocantins”.

Agrotins 2022

A Feira é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Seagro, Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPT), Tocantins Parcerias, empresas, instituições de governo, pesquisas e educacionais, entre outras envolvidas.