A Feira Agrotecnológica do Tocantins (Agrotins 2020) foi adiada por decisão tomada pelo Comitê de Crise para prevenção do vírus Covid-19, cujos membros reuniram-se na tarde desta segunda-feira, 16, no Palácio Araguaia, em Palmas. A Agrotins que aconteceria de 5 a 9 de maio, deverá ser realizada no segundo semestre, entretanto, ainda não há uma data definida.

A questão de adiamento ou não da Feira foi levantada pelo secretário de Agricultura, Pecuária e Aquicultura, César Halum, que manifestou preocupação com os reflexos na economia tocantinense, mas pontuou que outras feiras agrotecnológicas no país já foram adiadas em virtude dos riscos do coronavírus.

“A gente já vem há uma semana acompanhando o movimento em todo o Brasil, todos depoimentos dos infectologistas do país apontam que o pico do coronavírus será nesses próximos 30 a 45 dias, o que coincidirá com a véspera da Agrotins. Então hoje eu queria que o comitê se posicionasse, a postura do governador firme de que nós vamos preservar a vida e a economia a gente encontra uma outra solução”, ponderou.

A Feira acontecerá no segundo semestre, mas a data será anunciada posteriormente, de forma não chocar com as demais. “Nós vamos encontrar uma nova data para o segundo semestre, porque todos estão fazendo isso, evidente que as feiras vão ser muito coincidentes, e a gente não pode estar concorrendo aí com São Paulo e Rio Grande do Sul na mesma data, mas o que mais nos encorajou a tomar a decisão é que a Agrishow (maior feira do segmento na América Latina) que ocorre pouco antes da Agrotins, hoje resolveu pelo seu adiantamento para setembro”, explicou.

“Todos aqui entendem que a situação não é confortável, por isso criamos esse comitê para tomada de decisões em prol da saúde da população”, ressaltou o governador Mauro Carlesse.