Começa nesta quinta-feira, 1º, a campanha de vacinação contra a febre aftosa do rebanho da Ilha do Bananal. A expectativa é vacinar aproximadamente 100 mil bovinos e bubalinos, distribuídos em mais de 350 retiros. 

As equipes da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), a já realizaram trabalho prévio notificando os indígenas e produtores rurais sobre o agendamento e orientações técnicas em relação ao manejo dos animais. 

Para a vacinação na Ilha, as equipes da Adapec contarão com o apoio da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) e do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea). 

A campanha será realizada até o dia 30 de setembro e acontece somente uma vez por ano na Ilha do Bananal devido suas características de relevo e terreno, no período chuvoso, se torna quase intransitável, pois a região fica alagada

Estado

No restante do Estado, as campanhas de vacinação contra a doença ocorrerem nos meses de maio e novembro. Na primeira etapa, de maio, o número do rebanho de bovídeos, bovinos e bubalinos, vacinados foi de 8.251.044, de um total de 8.356.175 animais no Estado. A taxa de vacinação atingiu 99,13%. Outros 33.120 são destinados ao abate e, portanto, não vacinam na campanha.