A partir de meia noite de hoje as populações de Palmas, Porto Nacional e Barrolândia só receberão o sinal digital de televisão, uma vez que o analógico será desligado pelo Ministério das Comunicações.

As pessoas que possuem aparelhos antigos de televisão, como as TVs de tubo e ainda não instalaram o kit conversor devem fazê-lo até hoje, para não ficar sem recepção.

Para permitir que famílias de menor poder aquisitivo recebam a transmissão digital, o governo federal disponibilizou kits gratuitos aos beneficiários de programas sociais, como o Bolsa Família. Para saber se tem direito o interessado deve ligar no telefone 147 e informar o Número de Identificação Social (NIS). Também pode confirmar no site: sejadigital.com.br ou ainda em um local de atendimento presencial. Em Palmas estes atendimentos estão sendo realizados nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), nas unidades móvel da Seja Digital - empresa responsável pela migração do sinal analógico em todo o Brasil, e nos mutirões de agendamento e instalação de kits de conversão.

Segundo informações da Seja Digital, 59.399 famílias palmenses têm direito a retirar o kit digital gratuito. Até quarta-feira da semana passada 44.526 kits foram entregues, representando 75% do total. No último mês foram entregues 11.142 unidades, e na última semana foram agendadas a entrega de mais 2.453.

Quando for instalar o equipamento é necessário observar que a antena deve ser fixada na parte externa do imóvel, além de atentar para o direcionamento. Em Palmas, nas regiões Central, Norte e em quase todo o plano diretor, a antena deve ser direcionada para a Praça dos Girassóis. Já nos bairros da região Sul e setor de chácaras a antena externa deve ser direcionada para a TO-50.

Em Barrolândia e em Luzimangues, a antena deve ser direcionada para a direção de Palmas. Em Porto Nacional, na direção do Morro São João.

A possibilidade de inclusão social e portabilidade, uma vez que é possível assistir TV em aparelhos de celular que possuam a tecnologia, sem gastar os dados móveis, também é uma vantagem do sinal digital.

Além de Palmas, hoje também desligam o sinal analógico as capitais: Boa Vista (RR), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Macapá (AP), Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC). A previsão é que até 2023 todo o País só opere com o sinal digital.