Um pátio de terra batida lotado com máquinas, peças metálicas e vários caminhões sendo carregados ou descarregados, funcionários transitando de um lado para o outro e, ao fundo, uma espécie de lava jato do material utilizado durante o dia, tudo ao mesmo tempo. É nesse cenário movimentado que se escondem várias práticas sustentáveis em uma empresa de locação de máquinas.

A empresa doa mudas de árvores para plantio duas vezes por ano, separa o óleo que seria jogado na rede de esgoto e vende para uma empresa especializada, reaproveita a graxa que seria descartada, trocou as lâmpadas do prédio por outras econômicas e menos poluentes, possui ponto de coleta de pilhas e baterias, controla o gasto de papel e passou a gastar 80% menos água e 60% menos energia nos últimos oito meses.

Muitas dessas ações não geram despesas, mas fazem diferença no dia a dia do estabelecimento, outras, precisaram de pequenos investimentos. É o caso da economia com água e energia, que foi alcançada depois da compra de um motor três vezes mais potente que o antigo. O equipamento é utilizado na lavagem das peças e custou R$ 30 mil - o valor deve ser reavido em dois anos. “Como a pressão é maior, as peças ficam limpas mais rápido, gastando menos água, energia e 75% a menos de tempo de trabalho”, pontua o proprietário da loja, Walter Martins.

O empreendimento, segundo o empresário, sempre apostou em iniciativas sustentáveis. Desde 2011, duas vezes ao ano distribui mudas de árvores no Centro de Palmas, em Taquaralto e Araguaína, Norte do Estado. Ao todo, cerca de dez mil mudas são doadas todos os anos no Tocantins. “Esse é um trabalho de conscientização para mobilizar as pessoas. Ajuda a fixar nossa marca e faz com as pessoas nos relacionem a coisas positivas”, explica o empresário.

Martins acredita que os empresários precisam se conscientizar sobre o conceito de sustentabilidade. “Somos formadores de opinião e podemos ter atitudes que façam a comunidade refletir. Se cada empresário fizesse um pouco, tudo seria melhor”, destaca. Ele acredita que são ações e mudanças de cotidiano que valem a pena em qualquer negócio. “O micro e pequeno empresário, o empreendedor individual, todos podem se mobilizar por essa causa e implantar práticas simples, mas eficazes, como eu fiz”, conclui.

 

Colaboradores

Investir em melhorias para quem trabalha na empresa, também consiste em buscar a sustentabilidade por meio do bem-estar dos colaboradores. Uma máquina empilhadeira foi adquirida há dois meses para diminuir o esforço físico dos funcionários. Além disso, a empresa também montou uma sala de treinamento para capacitar os colaboradores. Oferece um sistema on-line de graduação e busca alternativas para reduzir o estresse no trabalho.

“A sala de treinamento, durante o horário de almoço, se transforma em um local de descanso e descontração. O pessoal vem aqui, assiste televisão e descansa antes de voltar a trabalhar”, conta Martins. O local também é utilizado para oferecer capacitações gratuitas à comunidade.