A montadora alemã Volkswagen encerrou oficialmente as produções do lendário Fusca, lançado em 1945. A última unidade foi produzida nesta semana na fábrica de Puebla, no México.O automóvel foi desenvolvido na época da 2ª Guerra Mundial. Tem raízes militares, tendo sido criado na Alemanha de Hitler. Até o encerramento oficial, foram produzidas 21,5 milhões unidades em todo o mundo. Apenas no Brasil, foram 3 milhões.No evento de despedida, a Volkswagen apresentou 1 cartaz com a frase: “é incrível como 1 carro tão pequeno deixa 1 vazio tão grande”. A última unidade produzida ficará em exposição na fábrica. Trabalhadores se reuniram para dar o acabamento final. Nas camisetas dos funcionários, mensagens de agradecimento: “thanks, Beetle”.Os últimos 65 automóveis do modelo serão comercializados no próprio México, pelo site, por US$ 21 mil (cerca de R$ 78,9 mil).CONSOLIDAÇÃOAo longo do anos, sofreu poucas mudanças no design externo, mas conseguiu acompanhar os avanços tecnológicos por dentro. O modelo original foi criado pelo ditador Adolf Hitler com auxílio de Ferdinand Porsche, no início dos anos 30.À época, era designado por Porsche como “1 carro do povo alemão, que deveria ser funcional e fiável, embora com uma construção relativamente leve. Deveria oferecer espaço para 4 pessoas, atingir velocidades de até 100 km/h, com motor de cilindros contrapostos, refrigerado a ar e conseguir superar subidas com 30% de inclinação”.Dado o projeto, os primeiros modelos de protótipos foram desenvolvidos em 1935. Antes de ser conhecido como Beetle, foi registrado como KdF-Wagen, tendo como inspiração o lema Kraft durch Freude, que significa “Força pela Diversão”.Porsche chegou a viajar aos EUA para visitar fábricas norte-americanas para encontrar engenheiros alemães e, só assim, concluir o projeto de design. Em 1938, Hitler fundou a 1ª fábrica de produção do automóvel.Em 1945, após o fim da 2ª Guerra, iniciou-se a produção em massa. De forma improvisada e com pouco material, o desenvolvimento de novas unidades foi prejudicado em 1 momento que a população alemã vivia à base da esperança.Os EUA tomaram a fábrica da montadora em 11 de abril de 1945. Dois meses depois, o governo britânico começou a administrar o espaço e inseriu 1 quadro de 6.000 funcionários. Logo após, recebeu 1 pedido de 20.000 carros, o que deu o impulso necessário para fábrica conseguir decolar.A maioria das unidades eram vendidas aos países Aliados (França, Inglaterra, EUA e União Soviética) e para áreas rurais. Até 1947, conseguiam vender mensalmente cerca de 1.000 carros. Em 1948, passou a ser encomendado por empresas privadas e outros países.A Volkswagen voltou ao poder dos alemães em 1949 e foi 1 dos motivos para que a economia do país voltasse a se recuperar. Inclusive, foi uma das empresas responsáveis por melhorar a imagem da nação frente ao mundo.Foram os EUA que mais ajudam nas encomendas iniciais. Desde o lançamento, dos 21 milhões de fuscas produzidos, a nação norte-americana foi responsável por comprar 11 milhões de unidades.O Fusca tornou-se o automóvel mais produzido do mundo em 17 de fevereiro de 1972, retirando da liderança o Ford T. Saiu do topo após 30 anos, com o lançamento do Golf.No Brasil, a produção foi encerrada, temporariamente, duas vezes: em 1956 e 1986. No México, parou em 2003. A versão mexicana, chamada de “Última Edición”, foi finalizada em 2003.O novo modelo do Fusca, New Beetle, foi lançado 5 anos após a morte do Fusca original, em 2003. Produzido pelo designer norte-americano J. Mays, também teve a 1ª edição lançada na fábrica de Puebla, no México. Com desenhos e motores mais modernos, preservava o desenho do Fusca original. Foi sucesso nos EUA, tendo alcançado a venda de 380 mil unidades. Mas não alcançou o esperado, tanto na nação norte-americana, quanto na Europa.-Imagem (1.1840383)