O Tocantins solucionou mais de 2,2 mil casos de divergência em pedidos de seguro-desemprego realizados por aplicativos e por e-mails desde 14 de maio. Neste período de pandemia da Covid-19, o Estado teve 90% das solicitações realizadas de forma online devido à suspensão do atendimento presencial. Os dados são da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) e do Sistema Nacional de Emprego (Sine).Devido ao número a gerente das unidades do Sine Tocantins, Meire Bezerra, repassou algumas orientações para evitar as divergências. Em grande parte dos casos, o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital traz a notificação de “aguardando confirmação no posto”, nessa situação é necessário a apresentação de toda documentação para dar entrada no seguro.Outra inocorrência comum é a divergência de informações gerais quando comparadas com os dados da Receita Federal, sendo que um dos motivos podem ser devido a erro de digitação na criação do Cadastro de Pessoa Física (CPF). “Anteriormente quanto essas situações acontecem o trabalhador só podia solucionar o problema entrando em contato com a central nacional, mas desde a criação do atendimento via e-mail a maioria dos casos têm sido resolvidos por nossas equipes estaduais”, relata Meire. CuidadosConforme o Sine, para solucionar melhor esses divergências ou tira duvidas dos trabalhadores a que precisam acessar o seguro, a Setas realizará na próxima terça-feira, 23, às 15 horas , a Live do “Emprego” no Instagram da Secretaria. Participaram da palestra a gerente Meire e o orientador profissional A’eronssaytt Oliveira, com dicas do mercado de trabalho.Telefones para dúvidas:Palmas – (63) 32181967 /1968/1969Araguaína - (63) 34143634Araguatins – (63) 34741100Paraíso – (63) 36023340Porto Nacional – (63) 33632717Guaraí – (63) 34641710Dianópolis – (63) 36921628Gurupi – (63) 33512477