Com o fim dos descontos oferecidos na Black Friday, o Procon Tocantins esclarece dúvidas sobre os direitos e deveres para a troca de produtos comprados no período promocional. O órgão lembra que os comércios não são obrigados a trocar mercadorias, exceto em casos específicos como produtos com defeito. Segundo o Procon, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) esclarece que se o produto estiver adequado para consumo estando em perfeitas condições de uso não há obrigatoriedade de troca. Entretanto, cada estabelecimento costuma ter suas políticas de troca. “Se o lojista se comprometer a realizar a troca do produto, ele terá de cumprir com o prometido. Mas, como é uma decisão facultativa, o fornecedor pode limitar a troca a determinados produtos ou a um período de tempo restrito”, esclarece o superintendente do Procon Tocantins, Walter Viana. ObrigatoriedadeAinda conforme o Procon, existe a obrigatoriedade da troca do produto em caso de itens com defeitos. O artigo 26 do CDC determina que quando o defeito é aparente o prazo para reclamação é de 30 dias para produtos não duráveis e 90 dias para os duráveis. Essas datas devem ser contadas a partir do dia da compra. Já em casos do problema da mercadoria ser oculto os prazos são os mesmos, entretanto a data inicial passa a ser no momento que defeito é detectado pelo consumidor. O Procon explica que em caso de problemas o consumidor pode reclamar diretamente no estabelecimento da compra, um representante ou assistência técnica.Em caso de negativa da solução do problema e o produto esteja na garantia legal ou do fabricante, o consumidor pode procurar o Procon Tocantins com os documentos necessários para a reclamação. Outra questão abordada pelo Procon é com relação ao prazo de entrega em casos de compra online, por exemplo. Caso o estabelecimento ou entregador não cumpra a data combinada pode se considerar o descumprimento da oferta dada pelo fornecedor. Nesse tipo de situação, o consumidor deve primeiro contatar a fornecedora, de preferência por escrito, e se por telefone anote todas as informações, para resolver a situação antes de realizar a reclamação.