Segundo o Instituto de Gestão Previdenciária do Estado (Igeprev), mais de 3 mil pensionistas e aposentados que não realizaram a Prova de Vida 2021, entre os meses de novembro e dezembro, podem ter seus benefícios suspensos a partir do pagamento de março referente à folha do mês anterior. A lista com os nomes vai ser publicada por meio de Portaria, no Diário Oficial do Estado (DOE), no início de fevereiro. O Igeprev possui mais de 17 mil segurados e beneficiários.A Portaria dispõe sobre a suspensão do pagamento dos beneficiários que não realizaram a Prova de Vida de 2021 e prevê que o pagamento suspenso será restabelecido após a efetivação da Prova de Vida, respeitando o cronograma de fechamento da folha de pagamento de benefícios do Instituto. A Prova de Vida tem como objetivo provar a existência física de aposentados e pensionistas do Instituto, com a finalidade de garantir os direitos previdenciários de cada segurado e a manutenção do benefício. Pode ser realizada exclusivamente de forma digital pelo aplicativo Meu RPPS. Para baixar o APP, basta acessar a loja virtual do seu dispositivo móvel, Android ou IOS e digitar MEU RPPS. Ao baixar o aplicativo, deve escolher o Tocantins, na cidade de Palmas.Em seguida clicar em Igeprev e se cadastrar. Lembrando que os beneficiários não precisam comparecer até a sede do Instituto.O Instituto informou que para os beneficiários que moram no exterior, é necessário entrar em contato com o Igeprev, em dias úteis, pelo número (63) 99225-9117, das 8 às 13 horas, horário de Brasília. Devem fazer a Prova de Vida todos os servidores públicos inativos e pensionistas vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social do Estado do Tocantins (RPPS), dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como do Ministério Público, do Tribunal de Contas, da Defensoria Pública, Militares Reformados ou da Reserva Remunerada, Cartorários e Pensionistas, que foram concedidos os benefícios até 2021. O presidente do Igeprev, Sharlles Fernando Bezerra Lima, destaca que a Prova de Vida é um procedimento de caráter obrigatório para todos os segurados e beneficiários do Instituto, que recebem o benefício. “Todos precisam comprovar que estão vivos e, portanto, que podem continuar recebendo os proventos. A comprovação serve também para identificar os segurados e se estes se mantêm vivos, de um ano para o outro; além de garantir a continuidade do benefício, sem interrupções, com intuito de evitar fraudes e pagamentos indevidos”, declarou.