-Imagem (1.1389392)Com a crise econômica enfrentada devido à pandemia da Covid-19, as empresas tocantinenses passaram a apostar nas vendas por canais digitais para superar o problema e impulsionar as vendas. WhatsApp, Instagram e Facebook são as plataformas mais usadas pelos pequenos negócios para se manterem no mercado e no Tocantins, 64% dos empreendimentos optaram por essa alternativa. Conforme o Sebrae Tocantins, o aplicativo do WhatsApp se tornou a plataforma preferida pelos empreendedores. O índice é de 94% dentro do universo dos adeptos ao mundo virtual para as vendas. Logo após, em segundo e terceiro lugar, estão o Instagram e Facebook com 47% e 39%, respectivamente. Apenas 8% dos negócios não optaram por redes sociais, entretanto vendem por sites próprios.Ainda durante a pandemia em 2020, 59% das empresas tocantinenses continuam funcionando, mas tiveram mudanças em suas rotinas, 34% dos empresários entrevistados comercializaram novos produtos e serviços desde o começo da crise. Para 45% dos empresários tocantinenses, os desafios estabelecidos pela instabilidade provocaram mudanças valiosas em seus negócios.“As compras pela internet se intensificaram e os empresários tiveram que se readaptar para manter o negócio funcionando. O ambiente virtual se tornou um aliado cada vez mais forte e importante para compra e venda de produtos e serviços. Isso demonstra que plataformas já conhecidas e com grande capilaridade são mais procuradas pelos empreendedores, que levam em consideração custos de manutenção e a confiabilidade do meio”, destacou o superintendente do Sebrae Tocantins, Moisés Gomes. Todos esses dados são da 9ª edição da pesquisa “O Impacto da Pandemia de Coronavírus”, elaborada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Nacionalmente, a pesquisa mostra que sete em cada dez empresas brasileiras estão atuando nas redes sociais, aplicativos ou internet para impulsionar suas vendas. Em maio, bem no início da pandemia, esse percentual era de 59%.