Uma coisa é certa: o Tocantins terá uma etnia masculina na final da 1ª edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas. Ontem Karajá e Xerente garantiram vaga na semifinal da competição e vão se enfrentar hoje para definir um finalista. Já no feminino, a etnia Xerente também garantiu vaga em uma das semifinais. A decisão do torneio de futebol acontece amanhã, a partir das 19h30, no Estádio Nilton Santos, com entrada franca.


No masculino, os Xerente venceram os Canela, do Maranhão, por 1 x 0 e garantiram a vaga na semifinal. Jogando no campo da Ulbra, os Karajá venceram os Kayapós por 3 x 1 e também estão na semifinais. Debaixo de chuva e sol ontem pela manhã, no Estádio Nilton Santos, as etnias do Paraguai e Kyikatejê/Parakatejê (Gaviões) abriram a rodada com um jogo bastante disputado. No tempo normal, o jogo terminou 0 x 0. O vencedor só saiu nas cobranças de pênaltis, com vitória paraguaia por 2 x 0. Com o resultado, o Paraguai vai enfrentar a Bolívia, que garantiu classificação também nos pênaltis, ao vencer a etnia Xerente por 2 x1. No tempo normal houve empate por 1 x 1.


Feminino
As Guarani começaram a manhã goleando equipe Rikibaktsa por 10 x 1. Já o segundo jogo, um dos mais esperados pelo público, foi bastante equilibrado, e as canadenses acabaram vencendo as peruanas por 2 x 0. Já na Ulbra, as tocantineses da etnia Xerente garantiram vaga para as semifinais ao golear o time de Xambioa Karajá por 4 x 1. Já a equipe Gavião acabou perdendo para a Tapirapé por 2 x 1. Os jogos das semifinais acontecem hoje, no Estádio Nilton Santos e na Ulbra. (Talita Melz, com Reinaldo de Jesus Cisterna)