A Operação Ideal da  Polícia Civil prendeu sete pessoas suspeitas de participarem de um esquema que realizava fraudes em vistorias do Departamento de Trânsito do Tocantins (Detran). A ação ocorreu nesta quinta-feira, 25, nos municípios de Gurupi, Alvorada e Aliança do Tocantins, Sul do Tocantins. Também foram cumpridos oito mandados de busca domiciliar.

A Operação empregou um efetivo de 27 policiais. Os presos devem responder por  corrupção passiva, organização criminosa e falsificação de documentos. 

Conforme o delegado responsável, Alicindo Augusto Celestino de Souza, o esquema criminoso envolvia organização que "negociava facilidades" dentro do Detran para conseguir transferências irregulares de veículos automotores, inclusive de alguns veículos clonados, produtos de furto/roubo. A organização criminosa era chefiada a partir de uma empresa de serviços de despachantes.

Conforme apurado pelo G1 Tocantins, um dos presos seria Rodolpho Rodrigo Lima Costa, que é filho do vice-prefeito de Alvorada. Ele trabalhava para uma empresa terceirizada contratada para fazer as vistorias do departamento. Também são alvo da operação um servidor do Detran em Gurupi, um despachante e uma mulher que participava de vistorias em Aliança do Tocantins.

Após prestarem depoimentos, os detidos serão encaminhadas para a Casa de Prisão Provisória (CPP) de Gurupi e ficarão a disposição da Justiça.

Detran

O Detran, em nota, informou que as investigações são parte de uma parceria do serviço de inteligência do órgão com a Polícia Civil, e que o órgão repudia todo e qualquer ato ilícito envolvendo a pasta.

A pasta afirmou também que “sempre atua em auxílio nas operações, prestando as informações necessárias à Delegacia de Furtos e Roubos, com a intenção  de coibir fraudes e crimes dentro do órgão, independente de quem esteja envolvido”, diz.