A Polícia Civil identificou a mãe de uma bebê encontrada abandonada em um lixão clandestino na cidade de Formoso do Araguaia, a 303 km de Palmas. A identidade da mulher não foi divulgada e o caso segue sob investigação da polícia que irá apurar as circunstâncias que levaram ao abandono da recém-nascida.  Segundo o G1 Tocantins, a menina nasceu na cidade de Gurupi na última quarta-feira, 10, mas a mãe mora em Formoso do Araguaia. A criança recebeu o nome de Vitória.

Logo após ser encontrada pelo assistente técnico Paulo César Alves Brito, de 40 anos, na última sexta-feira, 12, a cerca de 40 metros de onde mora, no Setor Aliança, a menina recebeu os primeiros cuidados de Brito e sua mãe, a idosa Maria da Paz Costa Lima, 70 anos. A família acionou a Polícia Militar (PM) e a ambulância do hospital local para o resgate, mas devido a demora a menina foi levada direto a unidade hospitalar por Brito e sua mãe.

“Foi uma situação muito chocante e não consigo parar de pensar na cena ao encontrar a menina dentro de um saco de cimento, toda suja e mordida por formigas”, relata emocionado ao afirmar que a idosa ainda está abalada com o caso. “A criança estava suja de fezes e muito mal tratada. Não sei quanto tempo mais aguentaria ficar ao relento”, lamenta.

O Conselho Tutelar da cidade também acompanha o caso e informou na manhã deste sábado, 13, que a bebê está provisoriamente com uma família extensa - se trata de um primo da avó da menina, que não possui contato com a mãe da criança. Ainda de acordo com o órgão, quem vai decidir o destino da bebê será o Poder Judiciário.

Os conselheiros tutelares da cidade ainda não tiveram contato com a mãe, mas acompanham o caso e farão os devidos encaminhamentos, conforme decisão judicial.

O Jornal do Tocantins entrou em contato com a Secretaria da Segurança Pública (SSP) para saber mais detalhes sobre o caso e aguardo o retorno.