O ex-governador Carlos Henrique Gaguim (PMDB), candidato ao cargo de deputado federal , confirmou que há dez dias viajou no avião apreendido ontem pela Polícia Civil goiana em Piracanjuba (GO). Na aeronave foram encontrados R$ 504 mil em dinheiro e santinhos de Gaguim e do candidato ao governo Marcelo Miranda (PMDB).

 

No entanto, Gaguim negou qualquer relação com dinheiro. Sobre os santinhos, ele informou que na viagem que fez para Xambioá levou material de campanha, mas não soube dizer se esqueceu algo na aeronave.  Como noticiado hoje no JTo, Marcelo Miranda negou qualquer relação com o caso.

 

Em entrevista à CBN Goiânia hoje, o delegado da Polícia Civil goiana Ricardo Chueire informou que alguns dos suspeitos presos ontem em Piracanjuba (GO) em poder dos R$ 504 mil e domaterial gráfico de campanha de candidatos do Tocantins mudaram a versão do depoimento dado sobre o destino do dinheiro. 

 

 “Antes de serem assistidos por advogados, eles confessaram informalmente que se tratava de dinheiro de caixa dois destinado à campanha do candidato a governador Marcelo Miranda. Porém, posteriormente, foram devidamente assistidos por advogados, no direito constitucional que eles têm, que a Polícia Civil respeita, mudaram a versão”, disse Chueire.

 

 O delegado explicou que os suspeitos sustentaram que se tratava de um dinheiro de um empréstimo tomado em Brasília que precisou ser retirado da conta de uma laranja em Piracanjuba.

 

Prisão

A polícia goiana chegou até os suspeitos depois de avistar uma caminhonete se aproximar da aeronave. Até a localização do dinheiro, os policiais suspeitavam da possibilidade de crime de tráfico de drogas. Segundo Chueire, o grupo é investigado por crime de lavagem de dinheiro.

 

O inquérito policial, assim que concluso, será enviado à Procuradoria Regional Eleitoral do Tocantins, que analisará a presença de crime eleitoral. Ainda segundo o delegado, todos estão presos após flagrante delito e estão colocados à disposição da Justiça da Comarca de Piracanjuba.  A cobertura completa deste e de outros assuntos você confere amanhã neste site e na edição impressa. (Com informações da CBN Goiânia) (Atualizada às 18h56)