Um concurso público tem chamado atenção nas redes sociais: aprovado em certame assumirá cargo de secretário de Educação de Londrina (PR). A nomeação de secretários e demais nomes para alto escalão, normalmente, segue acordos políticos. A decisão foi tomada pelo prefeito eleito Marcelo Belinati (PP-PR), que obteve 51% dos votos válidos, após proposta feita pelo deputado federal Alex Canziani (PTB-PR), presidente da Frente Parlamentar Mista de Educação do Congresso Nacional.  

As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de novembro por profissionais de todo o País. Entre as exigências estão curso superior completo, ampla experiência em cargos de liderança, ser inovador, tenha atuado em gestão pública e entenda sobre o setor de educação nacional.

A seleção será feita pelo Instituto Vetor Brasil. Serão avaliados também trajetória profissional, raciocínio lógico e analítico. Os candidatos passarão ainda por entrevista com os membros da rede municipal de Londrina e uma com banca avaliadora disciplinar. A decisão final será feita pelo prefeito.

O salário é de R$ 9,7 mil e o início das atividades está marcado para o dia 1º de janeiro de 2017. O novo secretário administrará um orçamento de cerca de R$ 396 milhões e quase cinco mil funcionários.

Em entrevista à Exame, o prefeito eleito afirmou que a ideia é ampliar a iniciativa para todas as pastas da prefeitura e que isto não será feito de imediato por se tratar de um processo complexo.