Além da posse dos 24 deputados estaduais, a Assembleia Legislativa escolherá nesta sexta-feira a nova Mesa Diretora em uma eleição que opões dois nomes da base do governador Mauro Carlesse (PHS) para a Presidência da Casa. Com a oposição inexpressiva a ponto de não viabilizar uma candidatura a polarização ficou entre Toinho Andrade (PHS) e a atual presidente Luana Ribeiro (PSDB).

Nos bastidores, Andrade conquistou a maioria dos apoios e chegará para a Posse com vantagem para a disputa eleitoral, que deve ocorrer logo após a cerimônia de Posse (confira a infografia). Sem demonstrar publicamente sua estratégia para a disputa, o deputado Toinho Andrade não atendeu, ontem, aos telefonemas da reportagem.

Já a presidente Luana ainda demonstrava confiança na reta final das articulações. "Eu acredito que sou capaz de manter a harmonia entre a Assembleia e todos os poderes, com respeito e independência", disse ao JTo. Luana ponderou ainda seu capacidade de "diálogo, e da lealdade aos pares e à Casa, à instituição".

A tucana também lembrou seu apoio ao governo. "Existe um ditado que diz que: em time que está ganhando não se mexe. E acredito que junto com nossa equipe, conseguimos, mesmo com todas as atribulações de eleições, sanar varias questões pertinentes da Assembleia a respeito do enquadramento da LRF".

A Presidência da Mesa Diretora, por definição do Regimento da Casa, é o órgão representativo da Assembleia Legislativa e responsável pela ordem e pela direção dos seus trabalhos institucionais e administrativos. O presidente definir a Ordem do dia das Sessões Plenárias, às quais lhe cabe convocar e presidir, entre outras.

Quem vencer a disputa, administrará um orçamento de R$ 249,5 milhões estimado na proposta de Orçamento, ainda não votada pelo Parlamento.