O governador Ronaldo Caiado (UB) lamentou a morte da ex-deputada, senadora e primeira-dama Iris Rezende de Araújo, de 79 anos, nesta terça-feira (21). Segundo ele, Dona Iris, como era conhecida, construiu uma trajetória marcada, principalmente, “pela defesa de políticas sociais para a população mais vulnerável” e “exerceu grande protagonismo na política goiana”.

Caiado lembrou ter sido colega de Dona Iris na Câmara Federal e destacou que ela exerceu “seus mandatos com coragem e altivez”. Para o governador, a ex-primeira-dama de Goiânia “sempre uma voz em defesa do povo goiano.”

Veja a nota:

"Com muita tristeza, eu e Gracinha Caiado recebemos a notícia do falecimento de Iris de Araújo Rezende Machado.

Viúva do saudoso Iris Rezende, com quem foi casada por mais de 50 anos, Dona Iris exerceu grande protagonismo na política goiana.

Ex-deputada federal e ex-primeira-dama de Goiás, Dona Iris construiu uma trajetória marcada, principalmente, pela defesa de políticas sociais para a população mais vulnerável.

Fomos colegas na Câmara Federal e testemunho que ela exerceu seus mandatos coragem e altivez. Dona Iris foi sempre uma voz em defesa do povo goiano.

Rogo a Deus que a receba em seus braços e que conforte toda sua família nesse momento de dor e luto."

Luto oficial

Assim como o governador de Goiás, o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), manifestou seu pesar pela morte de Dona Iris e decretou luto oficial de três dias.

“Ao longo de mais de 50 anos de dedicação à atividade pública, sempre foi defensora das grandes mudanças em prol dos direitos fundamentais da pessoa humana, para se alcançar objetivos de paz, justiça e amor.

Neste momento de grande pesar, elevamos o pensamento a Deus para que console o coração dos filhos Cristiano, Ana Paula e Adriana, netos, familiares, amigos e todos os que admiram a trajetória de nossa eterna Dona Iris.”

Morte de Dona Iris

A ex-deputada federal e ex-primeira-dama Iris de Araújo Rezende Machado morreu nesta terça-feira (21), aos 79 anos. Iris foi submetida a uma cirurgia no pulmão, no Hospital Albert Einstein, em Goiânia, e não resistiu às complicações.

Iris exerceu dois mandatos consecutivos na Câmara dos Deputados, entre 2007 e 2015. Também foi primeira-dama nos mandatos de seu marido Iris Rezende durante seus dois mandatos como governador e quatro como prefeito de Goiânia.

Iris de Araújo passou duas semanas internada no fim de 2022 para tratar de infecção bacteriana (pielonefrite) nos rins que evoluiu com síndrome da angústia respiratória aguda (SARA). A internação ocorreu em 14 de novembro, cinco dias após a missa em memória de Iris Rezende.

Leia também:

Dona Iris morre aos 79 anos

Dona Iris morreu um anos e três meses após o marido, Iris Rezende

Morte da Dona Iris: políticos e autoridades prestam homenagens