Deus convidou um homem para conhecer o céu e o inferno. Foram primeiro ao inferno e, ao abrirem uma porta, o homem viu na sala um grande caldeirão cheio de sopa, e à sua volta várias pessoas famintas e desesperadas. Cada uma delas segurava uma colher de cabo muito comprido que lhes permitia alcançar facilmente o caldeirão, mas não as deixava colocar a sopa na própria boca, por isso o sofrimento era grande.

Em seguida, Deus levou o homem para conhecer o céu. Entraram em uma sala idêntica à primeira, onde havia também um grande caldeirão, pessoas em volta e colheres de cabo comprido. A diferença é que todos estavam felizes e satisfeitos. Não havia fome, nem sofrimento.

O homem então, curioso, comentou:

– Deus, eu não compreendo. Se é tudo igual, por que aqui as pessoas estão felizes enquanto na outra sala elas sofrem tanto?

Deus sorriu e respondeu:

– É porque aqui eles aprenderam a dar comida uns aos outros.

Encontrei esta mensagem (no www.blogdofabossi.com.br) e achei muito linda essa reflexão, principalmente pela situação atual que as empresas brasileiras estão passando. Você pode me perguntar, mas a mensagem fala de céu, inferno, fome e sopa...

Sim, eu concordo com você, mas é algo que se pode aplicar facilmente no ambiente de trabalho. O TRABALHO EM EQUIPE que se foi desenvolvido no céu é espetacular, pois se eu tenho meu departamento e só penso nele, os outros departamentos podem ficar nesse desespero ou sofrimento. Mas se eu vejo algo errado ou sei de algo que pode ajudar a um colega de trabalho ou no departamento vizinho e me proponho a ajudar conseguiremos o “céu na empresa”, a satisfação e também a melhoria para o bem comum.

Houve-se muito falar em crise, pois a situação financeira atual do Brasil não é boa, mas se nos propusermos no ambiente de trabalho a superarmos juntos esse momento não sentiremos tanto os efeitos dela.

A busca de conhecimento contínuo, a visão desafiadora, a forma de encarar cada desafio pode ser o seu diferencial. Pois a inovação de ideias, meios e conceitos lhes dará a criatividade necessária para aproveitar esse momento e ganhar destaque. Não diria que a tão falada crise, tem só seu lado negativo, a dificuldade de enfrentar o momento talvez seja porque a empresa se prende muito a forma engessada de agir. Sair da forma padronizada, da zona de conforto para a conquista diária de clientes pode ser assustador no primeiro momento, mas o engajamento da equipe para conquista-los diariamente tem um gosto muito mais saboroso ao final do dia.

O ano de 2016, ao contrario do que muitos acreditam, será um ano marcante pela inovação, o ano que todos os profissionais precisarão se reinventar, pois tudo está em constante mudança e você também precisa acompanhar.

Tenha sempre uma visão macro e se adapte às mudanças, pois na maioria das vezes nos surpreenderemos com o turbilhão de possibilidade que temos em nosso alcance.

Transforme o ano de 2016 realmente em ano novo.

Karoline Ribeiro é jornalista (UFT) e Pós graduanda em Marketing Estratégico (UFT).
E-mail: karoline.1.contato@gamail.com