No próximo dia 2 de fevereiro, iniciam-se mais um ano letivo. Para os alunos em sua maioria, é mais um ano qualquer. Para nós educadores, o ano que se inicia, é diferente, pois a cada ano que passa a educação, assim como a sociedade de uma forma geral é muito dinâmica, exigindo de nós professores, gestores, atualização de acordo com a dinamicidade dessa sociedade. Oportuno destacar, que temos uma legislação excelente.

A constituição de 1988 prevê em seu artigo 205 que “a educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade”, cabendo ao estado, ditar a forma como será implantada. O artigo 206 da constituição traz o maior desafio, que é cumprir os princípios base do ensino.

Segundo o referido artigo, o ensino deverá ser ministrado, com igualdade de condições para o acesso e permanência na escola, liberdade de aprender e ensinar, gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais, valorização dos profissionais da educação, planos de carreira, gestão democrática do ensino público, garantia de padrão de qualidade, dentre outros.

A Lei n. 9.394/96, repete os princípios e acrescenta a diversidade étnico-racial incluído. Na maioria das vezes, não se concretiza, apesar de avanços significativos dos últimos anos, com “independência financeira” das escolas, melhorias no transporte escolar, recursos tecnológicos, Plano Nacional de Educação, destinação de 75% dos royalties do petróleo para Educação. O ano que se inicia não é um ano qualquer, tem, governo, secretário, diretores de escolas novos.

Daí, o titulo do artigo de, Adão e os desafios da Educação. Professor Adão é o novo Secretário de Educação. Em entrevista recente, Adão pontuou prioridades de sua gestão, dentre elas, a formação continuada, a implantação de escolas de referência do campo; o atendimento às demandas dos servidores; a valorização do trabalho dos servidores e o fortalecimento da diversidade cultural no currículo.

O Secretário, quer cumprir alguns princípios que regem o ensino, já citados, não sendo tarefa das mais fáceis. E os outros princípios não serão cumpridos? O secretário é cauteloso, ciente das dificuldades financeiras, não podendo, impedir uma educação de qualidade para nossos jovens.

A formação contínua para os docentes é importante, a educação é dinâmica e exige de nós professores atualização. As demandas dos servidores e a valorização do trabalho dos servidores é de relevante importância, o mesmo ocorre mudança no currículo para atender a diversidade cultural, não somente para atender a diversidade, mas também para adequar as mudanças trazidas no bojo da sociedade em geral. É preciso discutir com os alunos, professores, um novo currículo escolar, para respeitar a diversidade sem perder o foco nas avaliações de nível regional e nacional.

A Educação de Jovens e Adultos, é outro desafio, necessitando ser reformulada toda sua estrutura, e ainda democratizar a escolha de nossos gestores, com eleições, Oportuno mencionar a importância de manter em dia os repasses financeiros para as escolas, para evitar inadimplência com fornecedores, contadores etc.

Penso que estamos preparados para contribuir nesse processo de construção de uma sociedade mais justa, e o caminho é a educação.

Rubens Araújo da Silva é professor de Geografia no Município de Santa Fé do Araguaia, é bacharel em Direito, Especialista em Gestão Escolar, em Desenvolvimento Regional e urbano, especialista em Direito Constitucional, ex-Secretário de Educação de Santa Fé do Araguaia.
E-mail: filhodonoca@hotmail.com