Três séculos antes do nascimento de Cristo, na Grécia antiga, o sábio Aristóteles já ensinava: "A esperança é o sonho do homem acordado." Depois de um 2015 arrasador, é hora de lembrar a lição do filósofo que marcou para sempre o pensamento ocidental. Vamos fazer de 2016 o ano da virada. Renovar a confiança perdida após tantas ilusões desfeitas, tanto retrocesso. Se o PT conseguiu empurrar o Brasil rumo ao atual abismo econômico, moral e social, não vamos deixar que os erros desse governo mentiroso e irresponsável sufoquem em nós o que temos de mais humano: a indignação e a esperança. A crença.

Esperança, dizia o filósofo, é o sonho do homem acordado. As mentiras enfim desmascaradas, o mar de corrupção no núcleo do poder político e econômico, a crise sem precedentes que já nos custou a perda de selo de bom pagador, tudo isso por certo acordou até aqueles que ainda insistiam em manter os olhos fechados.

Acordados, é hora de alimentar nossos melhores sonhos e renovar, com o coração aberto, nossas mais profundas esperanças. Esperança de um Brasil em que oportunidades, justiça e prosperidade não sejam restritas aos mais privilegiados. Esperança de que o conceito de ética retome seu sentido real no nosso cenário político e de que a impunidade seja relegada a um passado distante.

Esperança de que o interesse público fale mais alto que os interesses pessoais e de que o radicalismo e a cegueira ideológica deem lugar ao diálogo e à busca efetiva de soluções para o caos econômico em que o Brasil está mergulhado.

Esperança de virar a página do patrimonialismo e do aparelhamento partidário que comprometem a gestão da máquina estatal e abrem as portas para a corrupção. De que sociedade e instituições democráticas levem mesmo a fundo a faxina moral já iniciada no núcleo do poder político e econômico.

Esperança de uma guinada radical rumo a um sistema de saúde e de educação pública de qualidade. De que haja, de fato, um esforço integrado das três esferas de governo para combater o crime organizado e garantir o mínimo de segurança à população.

Esperança, enfim, de nos orgulharmos, uma vez mais, do nosso Brasil

2016 é o ano da virada, da esperança e da renovação. Vamos sonhar todos juntos. Sonhar de olhos bem abertos, para transformar a esperança em realidade.

Ataídes Oliveira é senador pelo PSDB-TO.
E-mail: ataides.oliveira@senador.leg.br