O vereador de Palmas Major Negreiros, que foi detido na manhã desta quarta-feira, 8, pela o Polícia Federal no aeroporto internacional Tom Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro (RJ), deve desembarcar ainda hoje no Aeroporto de Palmas, conforme informou o delegado titular da Delegacia de Repressão a Crimes de Maior Potencial contra a Administração Pública (Dracma), Guilherme Rocha.

“A previsão é que ele chegue ainda no período da noite”, disse o delegado. O parlamentar estava em viagem para o Chile com a família e era considerado foragido desde a última sexta-feira, 3, quando a Polícia Civil deflagrou a Operação Jogo Limpo, que investiga a elaboração fraudulenta de editais de licitações e/ou destinação de recursos para empresas e entidades ligadas ao esporte, para realização de projetos que atendessem projetos de inclusão social, por meio de práticas esportivas. Estima-se que o prejuízo aos cofres municipais seja de R$ 7 milhões.

Vereador Folha

Já sobre o presidente da Câmara Municipal José Lago Folha, Rocha explicou que seu depoimento esclareceu as dúvidas da Polícia Civil acerca da investigação. “Não há justa causa para que seja feita a manutenção de sua prisão, já que se trata de uma prisão investigativa, que possibilita a coleta de provas. Então exaurindo todas as necessidades da investigação, a própria delegacia solicitou o pedido de revogação da prisão”, explicou. Folha foi solto por volta das 15h30 desta quarta. O alvará de soltura já foi expedido e conforme procedimento padrão, Folha foi encaminhado para a Casa de Prisão Provisória (CPP) de Palmas, de onde será liberado.

O advogado do presidente da Câmara, Paulo Roberto, o interrogatório começou por volta das 11h30 desta quarta, e foi rápido, por volta de 40 minutos. “Eu aleguei o óbvio, que o vereador Folha não teve nenhum comprometimento com isso, não era o que fazia arrecadação nem aplicava dinheiro de campanha. Ele era apenas um apoiador que coordenava campanha de campo. Todas essas tratativas e prestações de contas eram feitas por outras pessoas, e não por ele, que foi compreendido pelo delegado”, comentou, ressaltando que a apresentação à Polícia Civil só ocorreu na última segunda-feira, 6, por orientação da própria defesa, para que esta tivesse conhecimento da investigação.