A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta terça-feira (13) manter a prisão preventiva de Andrea Neves, irmã do senador afastado Aécio Neves (PSDB).

O placar do julgamento ficou em três a dois, sendo que Luís Roberto Barroso, Rosa Weber e Luiz Fux votaram pela manutenção da detenção de Andrea, enquanto o relator Marco Aurélio Mello e Alexandre de Moraes se posicionaram pela sua soltura.

A irmã de Aécio está presa preventivamente desde 18 de maio e foi denunciada por corrupção passiva. Ela é acusada de ter pedido R$ 2 milhões ao dono do frigorífico JBS, Joesley Batista, para supostamente pagar um advogado e outros R$ 40 milhões, também ao empresário, por um apartamento duplex no Rio de Janeiro.

Jornalista de formação, Andrea é o braço direito de Aécio e sempre esteve na linha de frente de suas campanhas. Marco Aurélio defendeu que a prisão preventiva deve ser uma "medida excepcional" e destacou os "bons antecedentes" da irmã do tucano, mas foi acompanhado apenas por Moraes.

Na próxima terça-feira (20), a Primeira Turma do STF julgará o pedido de prisão feito pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o próprio Aécio, caso que também tem Marco Aurélio como relator.