Atualizada as 12:36

O ex-secretário de Infraestrutura Alexandre Ubaldo e o filho do procurador-geral de Justiça, Clenan Renaut de Melo, Renan Bezerra de Melo prestaram depoimento na manhã de hoje na sede da Polícia Federal (PF) em Palmas. Eles seriam alvo da 3ª fase da Operação Ápia. 

Em um documento que está circulando pelas redes sociais, a Justiça Federal teria decretado a prisão temporária de Renan e Alexandre, além dos empresários José Maria Batista e Elon Marcello Lima Vieira, este último foi preso em Goiânia (GO). 

A prisão preventiva de Roque Lima Araújo, Adriano Silva Magalhães, Eduardino Edvan Lopes de Souza, Lourival Novaes Maciel e Charliyngton Chagas Costa também havia sido pedida pelo Ministério Público Federal (MPF), mas a justiça não atendeu estes pedidos.

A decisão também cita o cumprimeto de mandados de busca e apreensão nas empresas ETP Construtora Ltda e Chagas e Lima Ltda, a CL Construtora, além de mais 22 mandados nas residências de pessoas citadas no pedido.  

Fase

A 3ª fase da Operação Ápia foi deflagrada na manhã de hoje. Estão sendo cumpridos mandados de prisão, condução conercitiva e busca e apreensão. O objetivo desta nova fase da operação seria investigar pagamentos de propinas.

A operação deflagrada em outubro do ano passado e tem o objetivo de desarticular uma organização criminosa que teria fraudado contratos da ordem de R$ 1,2 bilhão em licitações, celebrados para terraplanagem e pavimentação asfáltica em rodovias estaduais, entre 2013 e 2014.  Quando foi deflagrada, o ex-governador Sandoval Cardoso chegou a ser preso.