Com a proximidade do dia das eleições para vereadores e prefeitos, ainda são muitas as dúvidas que permeiam os eleitores. Vale ressaltar que a primeira opção de voto que vai aparecer na urna será para vereador, com cinco dígitos, e depois para prefeito, com dois.

Na eleição para vereador é possível votar apenas na legenda, ou partido, se o eleitor digitar os dois primeiros números do candidato. Já para prefeito, somente é possível votar diretamente no candidato. 

Quanto aos documentos necessários para o exercício do voto, vale lembrar que o eleitor pode ir a sua seção apenas com um documento de identidade, que pode ser a carteira de identidade ou outro oficial com foto, como o certificado de reservista ou a carteira de trabalho. A certidão de nascimento não será aceita para comprovar identidade. 

O título não é obrigatório, mas é preciso ficar atento que somente os eleitores aptos, sem pendências na Justiça Eleitoral, poderão votar sem o mesmo. Para os que não poderão ir votar nestas eleições, fica a obrigação de justificar a ausência. Para os que estiverem fora do domicílio eleitoral, basta comparecer a qualquer seção, no dia das eleições, com um documento oficial de identificação com foto e preencher um formulário próprio, fornecido em todas as seções, cartórios e postos de atendimento ao eleitor. Aquele que não puder justificar no dia do pleito, tem ainda 60 dias para fazê-lo em qualquer cartório eleitoral. Após o prazo é cobrada uma multa de R$ 3,51.

Quem não votar e também não justificar fica em débito com a Justiça Eleitoral e não poderá solicitar passaporte ou carteira de identidade, receber salário de entidades públicas, requerer empréstimos em bancos mantidos pelo governo, participar de concursos públicos, entre outros. Quanto ao local de votação, para facilitar a busca do eleitor, a Justiça Eleitoral do Tocantins disponibilizou um serviço de informação via SMS. O eleitor também pode conferir no título a zona e a seção e verificar no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Veja nos quadros, as zonas eleitorais do Tocantins e o endereço das seções de Palmas, Araguaína e Gurupi.