Lamento, respeito ao resultado das urnas, desconfiança do sistema de votação brasileiro são alguns dos sentimentos expressados pelos candidatos derrotados na corrida pelo comando do Palácio Araguaia nas Eleições 2018. O pleito no Tocantins contou com o comparecimento de 831.214 votantes, que corresponde a 80,02% dos eleitores aptos ao voto no Estado.

O candidato Carlos Amastha (PSB), que ficou em segundo lugar, com 219.842 votos - 31,19% dos votos válidos - usou as redes sociais para agradecer a seus eleitores. Com um vídeo publicado em suas redes sociais ele afirmou que nunca vai desistir d e um Tocantins melhor e considerou, a despeito do resultado, que fez uma linda campanha. Amastha, que deixou o cargo de prefeito de Palmas em abril para disputar o governo, disse que fez o impossível para ser eleito.

O candidato Márlon Reis (Rede) disse que procura conduzir sua vida e pautar suas lutas no respeito. “Respeito a decisão dos meus conterrâneos pela escolha que fizeram. Cada um tem seu entendimento e tempo”, disse Márlon, alegando que durante a campanha apresentou uma proposta limpa da qual se orgulha.

O candidato César Simoni (PSL), que ficou em 4º lugar disse que recebeu com muita alegria os mais de 30 mil votos. Ele garantiu que fez uma campanha com custo total de R$ 120 mil. Para ele, é desse tipo de eleição que o Brasil precisa.

No entanto, Simoni questionou a segurança das urnas eletrônicas e disse que havia inúmeras denúncias sobre possíveis fraudes no sistema de votação. Segundo argumentou, as fraudes seriam para prejudicar o candidato a presidência da República, Jair Bolsonaro (PSL)

A candidata Bernadete Aparecida (PSOL) também pronunciou-se por meio de sua assessoria. Ela creditou o baixo desempenho nas urnas, apenas 0,31% da preferência do eleitorado, o que corresponde a 2.200 votos, à falta de tempo na propaganda eleitoral gratuita e também a escassez de recursos financeiros. Ela considerou que seu trabalho não obteve o reconhecimento necessário para alçá-la ao cargo de governadora, mesmo tendo ações e projetos sociais, com abrangência em todo o Estado.