Lailton Costa

Lailton Costa
lailton.costa@ojc.com.br
Inquérito do “lenhador” volta para o Tocantins

Inquérito do “lenhador” volta para o Tocantins

Conhecido no “Setor de Operações Estruturadas” da Odebrecht como “Lenhador”, o ex-governador Marcelo Miranda (MDB) continuará sendo investigado em inquérito que apura “falsidade ideológica para fins eleitorais” na campanha de 2014, agora pela Justiça Federal no Tocantins. A decisão é do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) OG Fernandes. Aberto em abril de 2017 após autorização do relator da Lava-Jato no Supremo, ministro Edson Fachin, o inquérito desce para o Tocantins após Miranda perder o foro por prerrogativa de função, com a confirmação de sua cassação pelo TSE.

Empoderada

A prefeita de Palmas Cinthia Ribeiro (PSDB) tem razões de sobra para enaltecer o empoderamento feminino. A gestora acaba de ser eleita por aclamação segunda vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Apenas duas mulheres compõem a diretoria executiva da instituição, Cinthia e Teresa Surita, prefeita de Boa Visa (RR), primeira secretária nacional.

Data-base MPE

Tramita na Assembleia Legislativa a proposta do Ministério Público Estadual para implantar o índice de revisão geral anual dos vencimentos dos

servidores do órgão, no percentual de 2,07 %. O valor é um pouco maior que a data-base de 2018 para os servidores do quadro geral, já implantada pela Medida Provisória Nº 2/2018.

Confusão

E-mail assinado pela coligação Governo de Atitude”, de Carlesse candidato, divulga ações de gestão do governador Carlesse, até com aspas de secretário, no caso da radioterapia em Araguaína. #usoindevido

Wanderlei Barbosa

deputado estadual

Por que mudar a cota de transporte na pesca amadora?

A medida atende ao apelo da comunidade tocantinense que vive da pesca amadora para alimentar sua prole e os pescadores amadores em geral, que ficaram tolhidos de um benefício natural no Tocantins, que é morar ao lado dos rios. Além disso, a cota zero extrapola o poder de regulamentar ao limitar direitos de toda uma coletividade.

A acusação

Para relembrar, os delatores da Odebrechet na Operação Lava-Jato afirmaram em delação premiada homolagada pelo Supremo que o ex-secretário e ex-presidente do Itertins Herbert Brito Barros, o Buti, teria “recebido dinheiro ilícito” na campanha de 2014. Agora, com a declinação da competência para apurar a denúncia, caberá à Justiça Federal de primeiro grau prosseguir com o inquérito, que passa a tramitar na 4ª Vara Federal, em Palmas.

Julgadores

Com a decisão do STJ, caberá aos juízes federais Pedro Felipe de Oliveira Santos e João Paulo Massami Lameu, juiz federal substituto, conduzirem a investigação contra Marcelo Miranda. A 4ª Vara Federal em Palmas, onde a dupla atua, é responsável pelas investigações de fatos conexos ao deste inquérito, no que se refere aos demais investigados que não detinham foro privilegiado.

Navegue pelo assunto:

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.

Comentários