Aline Sêne

Aline Sêne
aline.sene@jtocantins.com.br
Comissão deve votar emendas da LDO hoje

Comissão deve votar emendas da LDO hoje

Apesar da crise vivida no Palácio Araguaia essa semana com a condução coercitiva do governador Marcelo Miranda (PMDB) e do seu pai, Brito Miranda, e a prisão do seu irmão, Júnior Miranda, as articulações do alto escalão na Assembleia Legislativa para votar as leis de Diretrizes Orçamentária (LDO) e Orçamentária Anual (LOA) não pararam. As articulações são para o relator da LDO, deputado Amélio Cayres (SD), entregar o relatório hoje e reunir a Comissão de Finanças para discutir as emendas apresentadas pelos demais parlamentares e talvez levar o projeto a Plenário.

Diárias

Agentes da Polícia Civil estão sem receber diárias de viagens feitas em setembro, quando atuaram em um caso grande, trabalhando cerca 70 horas direto atrás de suspeitos. Eles também estariam tirando recursos do próprio bolso para bancar viagens para buscar suspeitos de crimes presos em outros estados. Os profissionais não estão nada satisfeitos com a falta de recursos.

Repatriação

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) continua pressionando o presidente Michel Temer para discutir a partilha das multas da repatriação de dinheiro que estava no exterior, assim como fez com os estados. A entidade quer ser recebida por Temer para debater sobre os repasses dos recursos.

Governador?

Uma das curiosidades da decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que culminou com a Operação Reis do Gado é que a Polícia Federal aponta o pai do governador Marcelo, Brito Miranda, como o governador de fato do Estado do Tocantins.

Cláudio Henrique Paiva

Chefe da CGU no Tocantins

Como o senhor vê o impacto da corrupção no Brasil?

“Uma parte dos gestores públicos são corruptos, não são a maioria. Mas esse grupo desvia uma grande quantidade de recursos e obras deixam de ser realizadas. Outro problema é a má administração dos recursos, onde gestores não conseguem executar as ações.”

LOA

A LOA ainda está na fase de recebimento de emendas ao projeto em si e também das emendas parlamentares. Cada deputado estadual pode indicar R$ 2,9 milhões em emendas ao Orçamento. A expectativa é que a votação ocorra na próxima semana. O deputado Cayres também é o relator da proposta.

PPA

A revisão do Plano Plurianual 2016-2019 tem como relator o deputado Paulo Mourão (PT), que articula uma reformulação nas metas, tirando projetos que não serão executados e fazendo uma peça mais moderna e enxuta. “A ideia é otimizar o PPA, pois está muito amplo e utópico e isso prejudica a LDO e a LOA”, explica.

Reunião

Mourão quer reunir os secretários do Estado das áreas com maior número de projetos para revisar as metas contidas no PPA, tirando aqueles que não terão continuidade.

Navegue pelo assunto:

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.

Comentários