Antena Ligada

Aumento da contribuição patronal ao Igeprev

Os deputados estaduais aumentaram a contribuição patronal de 18,6% para 20,20%. A mudança atinge o governo estadual, mas também os demais poderes e órgãos do Estado: Judiciário, Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas, Ministério Público Estadual e Defensoria Pública Estadual, que precisaram desembolsar mais dinheiro. Um problema, pois com o valor menor, os poderes têm tido dificuldades em fazer os repasses das contribuições em dia. A situação mais grave é a do governo do Estado, que já parcelou duas contribuições patronais e ainda está devendo recursos ao Igeprev.

Solução?

O aumento da contribuição patronal é uma solução provisória, pois sem essa ampliação da receita o Igeprev já teria problemas em 2017 para pagar os aposentados e pensionistas. Mas o problema real pode chegar em 2018, quando não haverá recursos suficientes para novas aposentadorias e o governo do Estado terá que colocar recursos do Tesouro estadual na previdência.

Antigo

E estamos encerrando mais um ano falando sobre o grave problema da previdência dos servidores estaduais. Mas e as soluções? Pouco andaram as ações na Justiça para apurar os responsáveis pelo rombo financeiro no Igeprev e para recuperar o dinheiro aplicado de forma irregular e em fundos sem lastro financeiro.

Recomendação

O Ministério Público de Contas do Tocantins recomendou aos prefeitos que utilizem os recursos da repatriação, repassados pelo governo federal na quinta-feira, para pagar salários que estejam atrasados e débitos relativos à previdência social. O recurso extra é oriundo da multa do Imposto de Renda sobre recursos que estavam no exterior de forma irregular.

Endereços

Palmas viveu um bom período com dois endereços em vigor, o que dificultava bastante o dia a dia dos palmenses que se dividiam entre 906 Sul (nomenclatura nova) e Arse 92 (versão antiga). Situação que parecia superada, pois a nova versão passou a ser adotada.

Antiga versão

A Prefeitura da Capital ainda utiliza os antigos endereços para identificação das quadras nas zonas fiscais de cobrança do IPTU. E voltamos ao problema antigo: onde é a Arso 112?

Ponto final

Festividade

A organização Contas Abertas divulgou que o Palácio do Planalto gastou até o último mês R$ 47,2 milhões com festividades e homenagens. Um montante maior do que o investido em obras e aquisição de equipamentos em ministérios como o Meio Ambiente e as Comunicações.

No dia de hoje:
- Dia de São Silvestre I
- Réveillon / Passagem do Ano
- Dia da Esperança
- Dia das Devoluções
- Dia da Corrida de São Silvestre
- Aniversário do município de Presidente Kennedy

 

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ASSINE JÁ