O empresário José Maria Batista, conhecido como "J", se apresentou hoje a tarde na Polícia Federal e agora está no Instituo Médico Legal de Palmas. Ele é o último dos cinco suspeitos que tiveram a prisão decretada na 3ª fase da Operação Ápia a ser preso pela PF.

Na tarde de hoje  Elon Marcello Lima Vieira, que foi preso em Goiânia, chegou a Palmas. Ele deverá ficar preso na Casa de Prisão Provisória (CPP) de Palmas, junto com Alexandre Ubaldo, ex-secretário estadual de Infraestrutura (Seinfra), e Renan Bezerra de Melo Pereira, ex-superintendente da (Seinfra).

3ª fase

A Polícia Federal deflagrou ontem a terceira fase da operação Ápia, com quatro mandados de prisão concedidos pelo desembargador do Tribunal Regional Federal (TRF) Olindo Menezes. A PF também fez busca e apreensão nas empresas ETP Construtora Ltda e Chagas e Lima Ltda em busca de documentos, agendas, mídias e computadores. Os endereços das empresas não foram divulgados e não consta na decisão.

A Polícia Federal, junto com o Ministério Público Federal (MPF) e Controladoria Geral da União (CGU), investiga um esquema de desvio de recursos na Secretaria Estadual de Infraestrutura e Agência de Transportes e Obras no valor de R$ 842,9 milhões nos anos de 2013 e 2014. A operação Ápia foi deflagrada em outubro do ano passado, quando prendeu o ex-governador do Estado Sandoval Cardoso e conduziu o ex-governador Siqueira Campos, por meio de mandado de condução coercitiva, à sede em Palmas para prestar esclarecimentos.

A operação apura suposta prática de crimes de desvio de verbas públicas, corrupção passiva e ativa, crimes contra a lei de licitações e contra o sistema financeiro.