Uma pesquisa divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em parceria com a Fecomércio Tocantins mostra que as famílias palmenses reduziram o consumo na Capital no mês de julho, em relação outros períodos. A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) apontou uma redução de 5,6%, em comparação com o resultado de junho.

De acordo com informações da Fecomércio Tocantins, muitas pessoas deixam a Capital neste mês por ser de férias e recessos, assim causa uma queda natural no consumo.

A entidade aponta ainda que o índice geral da pesquisa também apresentou recuo na comparação mensal, de -1,7%. Já em relação ao mesmo período do ano passado, o índice cresceu 4,84%. “Isso mostra que, apesar das quedas, ainda estamos em processo de recuperação e apresentando alguns sinais positivos diante da crise vivida há poucos meses”, explicou a assessora econômica da Fecomércio, Fabiane Cappellesso.

Apesar da redução apontada pela pesquisa, dos sete itens avaliados, dois apresentaram variações mensais positivas: a satisfação do consumidor em relação ao emprego atual, com crescimento de 1,2%; e o que analisa se o momento é bom para compra de bens duráveis, com aumento de 0,2%.

Quanto ao emprego, 71,2% das pessoas que participaram responderam que se sentem mais seguros nos emprego. Já 30,7% dos consumidores questionados apontaram que esta é uma boa ocasião para adquirir produtos como eletrodomésticos.

Mais dados sobre a pesquisa podem ser consultados aqui.