Uma nova ferramenta, que começou a funcionar na noite da última quarta-feira (19), vai impedir que você ligue sem querer quando quiser ampliar a foto de algum contato. Com essa atualização, a foto fica posicionada do lado esquerdo, longe do ícone do telefone. Além disso, agora é possível dar zoom nas imagens de perfil, o que não era possível na versão anterior.

Outra inovação é na hora de acrescentar amigos aos grupos, a partir de agora não é mais preciso adicionar contatos manualmente, o administrador pode criar um link e disponibilizá-lo para todos que tenham interesse em fazer parte de um determinado grupo. Apesar de poupar tempo, vale lembrar que esse mecanismo pode levar aos grupos alguém indesejado. Ou seja, o link gerado não é exclusivo e qualquer pessoa pode ter acesso, já que a aprovação é automática.

SnapWhats

Na tentativa de barrar o crescimento do fenômeno Snapchat, foram acrescentados emojis, stickers, caneta virtual e texto, onde os usuários podem fazer alterações nos arquivos compartilhados com os amigos. Após tirar uma foto ou gravar um vídeo, uma nova tela aparece para inserir essas "intervenções" no arquivo. Os usuários do Snapchat não vão estranhar, pois os novos recursos a disposição são muito parecidos.

"Você pode escolher um tamanho de pincel ou o estilo da fonte, arrastando para a esquerda no seletor de cor. Quando desenhar, você também pode escolher entre dois pincéis especiais: a pixelada e a removedora de cores (requer iPhone 5s ou superior e iOS 9 ou superior)", diz a página do WhatsApp na App Store.

Este é mais um capítulo da guerra do Facebook (também dono do WhastApp) contra o Snapchat. A empresa de Mark Zuckerberg tem embutido nos seus uma série de recursos do aplicativo concorrente a fim de derrotá-lo na preferência do público.