O dissidente e prêmio Nobel da Paz Liu Xiaobo foi solto pelas autoridades da China para cumprir liberdade condicional, pois enfrenta um câncer de fígado em estágio terminal. A notícia foi confirmada pelo advogado de Liu, Mo Shaoping, nesta segunda-feira (26).

O Prêmio Nobel está, agora, internado em um hospital de Shenyang, em condições estáveis. "Não tenho nenhum plano especial. Ele está apenas recebendo tratamento por sua doença", informou o advogado.

Um dos principais opositores e críticos ao governo chinês, Liu Xiaobo foi condenado em 2009 a 11 anos de prisão por promover a "Carta08", movimento que pedia a democratização do sistema político local. Ele venceu o Nobel da Paz em 2010, o que enfureceu ainda mais as autoridades de Pequim.

Naquela época, o Ministério das Relações Exteriores da China disse que o Nobel havia sido concedido a um "criminoso". Como já estava preso, o dissidente não compareceu à entrega do prêmio em Oslo e foi representado por uma cadeira vazia.

Aos 61 anos de idade, Liu Xiaobo foi diagnosticado com câncer de fígado no último mês de maio. Além de ativista, ele é professor, escritor e intelectual.