O Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE) pediu à Justiça Federal na tarde desta segunda-feira (7), por meio de uma ação civil pública, a suspensão da validade da redação do Enem por suspeitas de vazamento. No último domingo (6), candidatos presos no Estado e no Amapá foram flagrados com o tema da prova deste ano.

 O procurador da República, Oscar Costa Filho, requer na ação a suspensão em caráter liminar e, no mérito, a nulidade. A ação será julgada pelo juiz titular Ricardo Cunha Porto.

Caso o pedido seja aceito pela Justiça, a redação será descartada e a nota final passa a ser composta somente pelo resultado das provas objetivas.

Ao G1, o procurador explicou que a “violação do sigilo das informações da prova do Enem 2016 está a comprometer tanto a lisura do exame, quanto o direito fundamental de milhões de estudantes de verem respeitado o seu direito à educação e ao acesso ao nível superior de ensino”.

Este é o segundo pedido de suspensão feito pelo MPF-CE. Na quarta-feira (2), a Justiça negou que a prova fosse suspensa em todo o País devido ao adiamento para inscritos com exame marcado em escolas ocupadas por protestos.

Fraudes

Durante o segundo dia de Enem – no último domingo (6) – a Polícia Federal realizou duas operações para combater fraudes em oito estados. Quatorze pessoas foram presas, a maioria pretendia ingressar em cursos de medicina.