Dancing Through Your Body estreia hoje em Palmas com interatividade, dança e tecnologia.

O espetáculo surgiu na pesquisa de mestrado que a bailarina Daniela Perez, criadora e proponente, fez em Madrid, Espanha, em 2014. “Eu já não estava mais interessada em dançar na frente da plateia depois de 20 anos de carreira”, explicou Daniela, que é formada em Dança.

A artista buscava por um formato diferente do convencional onde, segundo ela, “o espectador assiste sentado um corpo que dança em frente a ele”. “Então o corpo do espectador está parado, abandonado, para ficar vendo um corpo dançar”, explicou. Com essa nova proposta, Daniela queria que o espectador “vivesse” no corpo dele para potencializar o sentimento do movimento interno de cada um.

Este é o primeiro trabalho seguindo esse novo estilo que a artista apresenta no Brasil, porém Daniela já produziu um espetáculo similar que foi apresentado em um festival de artes cênicas que acontece em um mercado desativado na Espanha.

O espetáculo é uma colaboração artística internacional entre Daniela e a espanhola Iara Solano, chamada Beaches, que neste trabalho contam com a colaboração do britânico Samuel Metcalfe, diretor artístico da premiada companhia internacional Sleepwalk Collective, que assina a trilha sonora original.

Para Iara, é muito interessante trazer o trabalho para o Brasil, pois não é muito conhecido: “É como poder trabalhar com gente que está aberta às novas experiências. É poder se conectar com gente de qualquer lugar, classe social, que tenham a ver com o teatro ou não, porque falamos de sentimento”, explicou.

Dinâmica

O espetáculo tem a ideia de ser apresentado em espaços que remetam a uma discoteca. “O Dancing Through Your Body vem trazer essa coisa do ambiente dançante que a gente tem hoje na sociedade, que é a boate, como essa válvula de escape onde acontece toda essa narrativa para evidenciar o corpo”, explicou Daniela, ressaltando que o espetáculo gira em torno de uma noite de festa.

E a dinâmica será bem diferente: com turmas de 20 pessoas, os intérpretes darão instruções sobre o espetáculo, e após isso, serão colocados fones de ouvido e vendas nos espectadores, criando uma simulação de uma noite de festa que serve como dispositivo para aflorar os sentidos. “A trilha sonora foi criada em um formato muito íntimo, e a musica foi construída em uma frequência para cada parte do corpo, para causar movimentos desde os membros, até a frequência do coração”, frisou Daniela.

Segundo a artista, o espetáculo tem o intuito de ativar o corpo do espectador, desde as suas memórias até os acontecimentos atuais, do individual para o coletivo, envolvendo-o durante aproximadamente 30 minutos, que é a duração do espetáculo.

Intérpretes regionais

Para a apresentação em Palmas, os organizadores fizeram uma oficina para selecionar dez pessoas da região pra atuar com a equipe. Daniela explicou que isso foi importante para que os estudantes e profissionais de dança do Estado pudessem ter contato com o que acontece fora. “Fazer a oficina gera um modo de contato desses dispositivos que usamos, nessa forma mais íntima, para mostrar que existem mais possibilidades”, explicou.

Para a bailarina Renata Oliveira, de 27 anos, uma das selecionadas, é interessante ver uma perspectiva diferenciada de trabalho. “O público vai se tornar o intérprete, dando forma ao espetáculo, e isso é muito rico porque você passa uma experiência sua para ele. Existe uma troca muito íntima”, explicou Renata, que está empolgada com a experiência.

Apresentação

O quê: Espetáculo Dancing Through Your Body

Quando: de hoje à domingo, às 16 , 17, 18, 19, 20, 21, 22 horas

Onde: Capim Dourado Shopping

Entrada: R$ 30,00 inteira e R$ 15,00 meia

Classificação: 14 anos Informações/ reservas: (63) 9292 - 4333