O Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (SP), vai inaugurar uma nova pista para taxiamento de aeronaves neste sábado, 1° de março. A GRU Airport recebeu autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para a operação da pista nesta Sexta-feira. O trecho, que possui 2.477 metros de extensão e 60 metros de largura, faz parte das obras de infraestrutura que serão entregues até a Copa do Mundo, em junho. Um parte da pista existia desde a inauguração do aeroporto, em 1985, mas nunca havia sido usada. A GRU Airport informou em nota que a obra vai aumentar o fluxo de aeronaves no pátio.

Em dezembro de 2013, o Estado informou que uma das maiores reclamações dos passageiros é o tempo de espera dentro do avião antes de decolar ou após pousar. As empresas aéreas, que aumentaram as previsões dos tempos de voo por causa dos atrasos em solo, afirmam que a infraestrutura aeroportuária é a responsável pelo longo tempo "embarcado". Segundo as companhias, os aeroportos brasileiros não comportam o fluxo atual de aeronaves.

"Com o início das operações da pista, o tempo de fluxo das aeronaves será consideravelmente menor, ou seja, teremos decolagens e desembarques mais rápidos", afirmou Antonio Miguel Marques, presidente da GRU Airport, em nota. O aeroporto operava apenas com uma pista de taxiamento, que, em horários de pico, aumentava o tempo para que as aeronaves pudessem chegar ao pátio ou até a posição de decolagem. Em um mês de alta demanda, como dezembro ou janeiro, o aeroporto chega a realizar cerca de 900 pousos e decolagens por dia. No ano passado, o GRU Airport registrou 284.184 operações de voo e movimento de 35,962 milhões de passageiros.