Fernando Scotta

Fernando Scotta
scottaconsultoria@yahoo.com.br
Jornal do Tocantins - Mundo do Agronegócio
Arroz valorizado

Ao castigar os produtores que sofreram perdas, a quebra na safra de arroz deve valorizar o produto no 2º semestre deste ano e gerar renda para os agricultores que estão com o produto estocado aguardando o melhor momento para vender. O RS, maior produtor de arroz do Brasil, teve quebra de 30% e isto influencia todo mercado.

Curtas

Arroba volta a subir em SP e já saíram negócios de até R$ 159,00/@;

No BR, o dólar sobe frente ao real, contribuindo para firmar os preços da soja;

PIB agropecuário pode crescer 3,8% no ano que vem, diz o IEG/FNP;

Iniciada a colheita do mel no TO: expectativa é aumentar em 30% a safra;

Consistência no leite

A baixa produção no campo segue impulsionando os valores de leite. Em maio, o movimento de alta foi verificado em todos os estados acompanhados pelo Cepea. O preço do leite recebido pelo produtor teve alta de 4,5% de abril para maio. O preço bruto médio, em maio, teve aumento de 15% frente ao de maio/2015.

Sem grandes alterações

O mercado de reposição segue sem grandes alterações apesar dos preços terem recuado em alguns estados. As cotações de bovinos jovens estão mais frouxas. A resistência às cotações vigentes e a melhora na disponibilidade de animais colabora para esse cenário. Em curto prazo, não são esperadas muitas alterações de preços, em função do equilíbrio entre oferta e demanda para as categorias mais eradas.

Lentidão dos negócios

Em SP parte das indústrias iniciou a semana fora das compras e os preços permaneceram estáveis. Contudo, existem negócios até R$1,50/@ acima da referência, mas ainda são casos pontuais e sem força para alterar o mercado. Começam a diminuir a oferta de animais terminados e algumas indústrias buscam comprar animais de outras regiões para preencher as programações de abate. O escoamento da carne está lento e não vem deixando espaços para valorizações da carne com osso no atacado, estreitando as margens da indústria frigorífica.

Dica ao pecuarista

Acontece


• A 27ª Exposição Agropecuária de Araguaína, de 02 a 12/06;

• A 33ª Exposição Agropecuária de Paraíso, de 03 a 12/06;

• A 12ª Exposição Agropecuária de Taguatinga, de 05 a 12/06;

Navegue pelo assunto:

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.

Comentários