Fernando Scotta

Fernando Scotta
scottaconsultoria@yahoo.com.br
Jornal do Tocantins - Mundo do Agronegócio

Forte queda

O aumento da disponibilidade interna, as boas expectativas acerca da safrinha e a previsão de estoques finais maiores, pressionam para baixo as cotações do milho. Queda de 16,6% no Índice Milho Cepea em março. A expectativa de maior produção e a exportação patinando (dólar em queda) colaboram com as quedas das cotações.

Mobilização

Produtores de diversos estados pretendem realizar uma manifestação no dia 01 de maio, em Brasília, contra a cobrança do Funrural do empregador rural pessoa física. A ideia é pressionar o governo para reverter decisão do STF em tornar constitucional a cobrança do tributo.

Panorama

Crescimento de 200 mil bovinos em 1 ano na categoria até 12 meses de idade deverá afetar os preços de reposição. Isto pode e deverá favorecer os recriadores e invernistas. Este cenário, associado a baixa no preço do milho e farelo de soja, além de outros insumos, deverão melhorar as perspectivas de lucro nos confinamentos.

Pressionado

A maior disponibilidade interna devido a colheita da soja e dos esmagamentos, o câmbio e as incertezas sobre a demanda interna, principalmente pelos setores de aves e suínos, após a operação Carne Fraca, colaboram com o cenário de baixa sobre os preços do farelo de soja. Os preços caíram 6,7% em 30 dias.

Vermífugo no sal?

Pode combater vermes intestinais com suplementação mineral? Não, de maneira alguma. Os suplementos minerais apenas reduzem os efeitos nocivos dos vermes, melhorando a resistência dos animais, mas não existe nada comprovado de nutrientes minerais sobre infestações de parasitas intestinais.


Silagem ou Pasto?

O que engorda mais: o capim verde ou a silagem de milho? A silagem engorda mais. Pode acontecer de o pasto ser um capim mombaça ou tifton rotacionado, bem adubado e bem manejado, no auge das chuvas, resulte em ganhos maiores, mas isto seria a exceção. No geral, uma silagem média é melhor que uma pastagem média.

Curtas

Boas novas: Custo de produção da pecuária leiteira caiu e o preço pago ao produtor tem o 2º mês de alta; Forte queda no preço do milho. Momento é favorável para a compra;

Cobrança retroativa de Funrural pode comprometer 25% do faturamento desta safra, diz Maggi;

Carne Forte: Apesar da “Operação Carne Fraca”, valor das exportações de carnes subiu 9% em março;

Especialistas dizem que pequeno produtor também será afetado pelo Funrural;

Produto interno bruto do agronegócio cresceu 4,48% em 2016;

Queda no preço bezerro está favorecendo recria e engorda;

Coreia do Sul volta atrás e retoma compra de carne de frango do Brasil;

É baixa a movimentação no mercado do boi gordo. Os negócios acontecem de forma lenta, com poucas mudanças de preços. A intensa pressão de baixa observada na última semana perdeu força. Tentativas de compra em até R$3,00/@ abaixo da referência ainda são observadas, mas em menor quantidade, já que os frigoríficos apresentam dificuldade em comprar nesses patamares. As escalas de abate encurtaram e não existe interesse dos compradores em alongá-las. Isso mantém os estoques controlados, ajustados a situação de demanda.

Navegue pelo assunto:

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.

Comentários