Jornal do Tocantins - Mundo do Agronegócio
Melhora poder de compra do recriador

O cenário é de queda no mercado de reposição pecuário (queda semanal média de 0,2%). As quedas no mercado do boi gordo afastam os compradores da reposição, o que resulta em maior oferta frente a demanda. Atualmente no TO são necessárias 7,2@ de boi gordo para a compra de 01 bezerro desmamado, queda de 16,7% em relação a março/16. Essa melhora no poder de compra do recriador/ invernista é resultado da queda de 21% no período para desmama e 5,1% para a @ do boi gordo.

Olho vivo

Com o baixo volume de negociações no mercado do boi gordo, poucas alterações foram registradas nos preços na maioria das praças.
Atenção agora ao preço da carne, que na última semana subiu, depois de longo período em queda, e também à oferta de fêmeas, que tende a crescer sazonalmente este mês ajudando as indústrias a completar as programações
de abate.

Soja

Os preços da soja e derivados estão em queda nos EUA e Brasil, pressionados por expectativas de safra mundial recorde e pelos estoques alongados. A queda no Brasil tem sido limitada pela valorização do dólar frente ao Real, que, além de aumentar a receita dos vendedores, torna a soja BR mais competitiva no mercado internacional.

Parceira

A China consolida-se como o principal destino das exportações BR do agronegócio. Em fevereiro, foi responsável por 23,9% das vendas externas, contra 14,9% em fev/16. O incremento dos embarques de soja à China foi decisivo para o aumento, visto que as exportações do produto passaram de US$ 555,35 mi para US$ 1,03 bi.

Curiosidades

Segundo a Embrapa, as proporções de carne, gordura e osso na carcaça de bois de corte variam de acordo com a raça, a idade e o grau de acabamento. Em média, pode-se dizer que a carcaça de um boi de 17 @ é composta, aproximadamente, de 74 % de carne, 8 % de gordura e 18 % de ossos.


Búfalos x Bovino

O rendimento da carcaça de búfalos (49 a 50 %) é menor do que o da de bovinos (51 a 55 %). Porém, ambos, têm o mesmo rendimento de traseiro. A carne de búfalo é de coloração vermelho-escura, de fibras mais grosseiras que a de bovino, e entremeada de gordura branca. Presta-se à fabricação de um excelente charque. Tem paladar saboroso e se confunde com a de bovino, principalmente quando assada ou cozida.

Curtas

Quedas no mercado do boi gordo afastam compradores da reposição;

Juros nos EUA serão essenciais para a formação dos preços da soja no Brasil;

No embalo do farelo de soja, os preços do farelo de algodão tem caído no BR;

Agropecuária deve contribuir com quase metade da alta do PIB em 2017;

Vergonhoso: Atoleiros prejudicam escoamento de grãos e bovinos no Pará;

Navegue pelo assunto:

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.

Comentários