O último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), feito em 2010, revela que 308 mil pessoas em todo o Tocantins possuem algum tipo de deficiência. O número representa quase 23% da população total do Estado. Em todo o País há cerca de 46 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida e mesmo muitos deles ainda não conhecendo os direitos garantidos por lei, a realidade, com o acesso a informação, vem mudando paulatinamente, é o que revelam as concessionárias tocantinenses.

Com o aumento no número de potenciais clientes, as concessionárias investem cada vez mais nas pessoas que têm direito à isenção de impostos. “Este é sem dúvida um dos nossos públicos-alvo. Há quatro anos a gente vendia um carro nesta modalidade a cada seis meses. Há dois, era um a cada mês e hoje vendemos uma média de quatro por mês”, revela o gerente de uma concessionária em Palmas, Pedro Márcio Guiotti.

Tendo em vista que o valor máximo do veículo para ter isenção dos impostos é de R$ 70 mil, o gerente informou que percebendo a necessidade de ampliar os benefícios, a montadora decidiu elaborar um modelo automático com valor abaixo do máximo. “Assim conseguimos garantir um carro automático, que atenda as necessidades do cliente com algum tipo de deficiência. O modelo foi desenvolvido especialmente para este público”, informou.

Para Guiotti, o caminho que o cliente deve percorrer é considerado fácil. “Apesar de não termos o serviço de despachante, orientamos o cliente, que tem o perfil, a fazer o procedimento. Segundo o gerente, o desconto no preço final do carro varia de 20% a 28%, a depender do modelo escolhido pelo cliente.