O fim do ano chegou e com ele a esperança de conseguir um emprego temporário, mas a notícia não é das melhores, tendo em vista que a previsão da Associação Brasileira de Trabalho Temporário (Asserttem) é uma redução de 7%, se comparado o número de vagas ofertadas no mesmo período do ano passado. De acordo com a entidade, cerca de 100 mil postos devem ser oferecidos em todo País, sendo que 20 mil serão para jovens na situação de primeiro emprego e cinco mil podem se tornar vagas efetivas.

No Tocantins a expectativa não é diferente. Segundo o presidente da Associação Comercial de Palmas (Acipa), Karielo Coelho, a previsão é que as contratações sejam “tímidas” tendo em vista o cenário econômico do País. “Acredito que as vagas temporárias serão reduzidas a quase zero. O empresário que conseguir manter o quadro de funcionários já vai ser um vitorioso.”

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Palmas (CDL), Davi Gouveia, concorda e lembra que o mês de novembro era o momento das contratações começarem, mas o movimento ainda é fraco no Estado e por isso ele acredita que não devem ter muitas empresas contratando em 2016.

O empresário Christian Carlim é um dos que não contratou temporários e também não pretende, no sentido de minimizar os impactos da crise econômica. “Vamos trabalhar com uma equipe enxuta, mas prezando pelo bom atendimento aos clientes e esperamos resultados positivos para este ano.”

Mesmo com as expectativas de contratação em baixa, existem os empresários que ainda apostam na ampliação do número de colaboradores, como é o caso de Bruno Martins que agregou sete novas pessoas à sua equipe de vendas, em uma loja no centro de Palmas. “Ano passado conseguimos atingir as metas e mesmo com a crise, acredito que este ano vamos alcançar as expectativas de vendas. Nós apostamos em mais promoções e em oferecer facilidades nas formas de pagamento, isso atrai o consumidor”, comentou.

Com as oportunidades em baixa e a procura em alta, a assessora econômica da Federação do Comércio do Tocantins (Fecomércio), Fabiane Capellesso, alerta que aqueles que conseguirem as vagas temporárias podem se destacar e para isso ela dá algumas dicas. “Seja pró-ativo, mostre seu trabalho e procure entender como a empresa funciona. Invista em cursos que complementem sua formação e saiba trabalhar em equipe, pois desenvolver a capacidade de adaptação e flexibilidade é fundamental para ter a efetivação.”

Foi seguindo algumas dessas dicas que o vendedor Benedito Nunes Soares, conseguiu um trabalho efetivo. Ele passou por uma vaga temporária, no final do ano passado e disse que a dedicação e o bom atendimento aos clientes foram essenciais para que ele permanecesse na empresa. “Eu não tinha muita experiência como vendedor, mas encarei a oportunidade como um desafio. Se a pessoa quer continuar, mesmo depois do período temporário, é importante ter muita determinação e mostrar que realmente está preparado para o emprego”, enfatizou.