A busca por qualificação profissional e geração de renda têm levado a formação de longas filas, com início ainda de madrugada, a procura de uma vaga no Programa Senac Gratuidade (PSG), relata a gerente de Educação Profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Dirce Betânia de Oliveira Faustino.

O PSG é destinado para pessoas de baixa renda (com renda familiar mensal per capita até dois salários mínimos). Os demais critérios de seleção e a documentação são no site no Senac www.to.senac.br.

O catálogo dos cursos está no site do Senac e os interessados nos cursos do Programa Senac de Gratuidade podem comparecer na sede da instituição. A distribuição das vagas é feita mediante ordem de chegada, explica Dirce. Em média, são mais de 500 cursos anuais, praticamente todos oferecem vagas gratuitas e pagas, segundo o Senac.

“A demanda geral dos cursos é bem diversificada. Os cursos de geração de renda têm tido uma grande procura. São cursos que a pessoa não precisa ter escolaridade elevada, mas pode se inscrever nos cursos de salgadeiro, por exemplo, e gerar renda”, explica a diretora.

Esse cursos não estão ligados diretamente ao emprego, mas geram renda e estão relacionados a autonomia e ao empreendedorismo individual, menciona Dirce. Para ela não basta empreender é preciso se manter no mercado.

Educação à Distância

Uma alternativa para quem busca qualificação, mas não possui cursos próximos da residência, são aqueles oferecidos à distância. No Tocantins, a procura pela modalidade nos cursos do Senac está crescendo, constata gerente. “Nós temos uma clientela que antes não era tão expressiva era algo tímido. A clientela está despertando para as programações EAD”, disse a gerente.

Os cursos acontecem na plataforma virtual do Senac.