As deputadas federais Josi Nunes (PMDB) e Professora Dorinha (DEM) votaram contra o projeto da terceirização. As duas se posicionaram desfavorável a regulamentação da terceirização da atividade-fim, sendo que hoje é permitido apenas para a atividade-meio. As duas manifestaram preocupação com o impacto da medida principalmente no serviço público, que seria atingido em diversas áreas, inclusive educação.

“Em todas as relações de trabalho, as empresas, escolas, hospitais, etc, poderão contratar trabalhadores terceirizados para as atividades fim e meio. Atividade-meio presta serviços que não são considerados centrais. Mas agora será possível terceirizar serviços centrais, a atividade-fim. Isso tem um impacto muito grande. Imagine uma escola em que o estudante pode não ter um professor único de português durante o ano letivo? Ele pode ser enviado por uma empresa que contrata professor e hoje o aluno tem um professor A, amanhã um professor B e assim por diante. Não criará vínculo e isso prejudica seriamente a aprendizagem”, afirmou.

O deputado federal César Halum (PRB) votou favorável e defendeu que o projeto moderniza a legislação trabalhista. “Temos 12 milhões de desempregados a alteração facilita a contratação, mas sem tirar os direitos trabalhistas, que estão assegurados”. Halum explicou que votou com a convicção que fez o melhor e que a terceirização está regulamentada no mundo todo, com exceção do Brasil. “Empresas têm deixado o Brasil para se instalar no Paraguai, Uruguai e não podemos deixar isso ocorrer.”