O segundo encontro da Comissão Especial de Estudos para o Novo Ordenamento Econômico, Administrativo, Social e Político do Tocantins (Cenovo) aconteceu hoje, 22, em Gurupi, Sul do Estado. Já nesta sexta-feira, 23, a Comissão estará em Porto Nacional, no auditório do campus da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Araguaína e Augustinópolis receberão a comissão nos dias 29 e 30, respectivamente.

Em Gurupi, a reunião foi realizada no campus I do Centro Universitário de Gurupi (Unirg) e tratou sobre os desafios alcançar metas como o crescimento do PIB em 100% e assim subsidiar os Parlamentares na elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA) para os próximos anos. O encontro é realizado pela Assembleia Legislativa (AL),

“Pela primeira vez se criou  debate de como deverão ser tomadas as operações de crédito, os empréstimos. Apoiamos o Estado, mas queremos que os investimentos sejam em favor do nosso estado”, destacou o presidente da Cenovo e deputado Paulo Mourão, acrescentando que o que for discutido nos eixos temáticos vai culminar em um relatório que vai subsidiar a elaboração de políticas públicas.

A reitora da Unirg, professora Ladir Sakay enfatizou que, “a educação é fundamental no processo de desenvolvimento e participação ativa da sociedade. É importante não só desenvolver políticas, mas dar garantias para que elas continuem e se consolidem”, frisou. 

Durante o encontro os presentes puderam apontar os problemas e soluções para a pauta em questão. Participaram do debate os deputados Paulo Mourão, Mauro Carlesse, Wanderley Barbosa, Osires Damaso e Alan Barbiero; o prefeito de Gurupi Laurez Moreira, representantes de federações, sindicatos, professores, estudantes, sociedade civil organizada.